/

ChatGPT cria jogo para amantes de Sudoku

Está disponível gratuitamente para jogar na internet e promete ser uma excelente alternativa ao famoso Sudoku.

O ChatGPT inventou um novo jogo para amantes de Sudoku, chamado Sumplete. Após algumas horas de conversa, o chatbot criou um quebra-cabeças exclusivo, que ganhou vida pelas mãos de Daniel Tait. “O ChatGPT não só teve a ideia, mas também codificou o jogo, desenhou-o e até lhe deu um nome”, explica o programador.

O Sumplete é semelhante ao Sudoku, mas as regras são diferentes. O objetivo do jogo é eliminar números para que a soma dos algarismos de cada linha/coluna seja igual ao valor definido do lado direito e em baixo.

Ao eliminar um número de uma linha, automaticamente está a eliminá-lo da coluna também — e vice-versa.

O nível mais básico, para iniciantes, tem três linhas e três colunas, aumentando de dificuldade para 4×4, 5×5, 6×6 e assim por diante. As grelhas mais avançadas são 9×9 e são tornam-se mais difíceis de resolver.

Sumplete

A ideia de tudo isto surgiu quando Daniel Tait pediu ao ChatGPT recomendações de puzzles para amantes de Sudoku. O chatbot devolveu-lhe uma lista de quebra-cabeças semelhantes, mas o programador quis ir mais longe e pediu à Inteligência Artificial se poderia criar o seu próprio jogo.

“À quarta tentativa surgiu este “quebra-cabeças Sum Delete” que eu gostei da aparência”, explica Tait. Apenas 30 segundos depois, o ChatGPT criou uma versão jogável do puzzle. O programador pediu ainda para que fosse adicionado CSS, de forma a melhor o aspeto do jogo.

Algumas arestas limadas depois, o jogo estava totalmente operacional. Faltava apenas um nome. Com a ajuda de Tait, o ChatGPT sugeriu “Sumplete”: uma combinação das palavras “sum” e “complete”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.