Charlie Hebdo debaixo de fogo, agora na Roménia

remusbaias / Flickr

A tenista romena Simona Halep é a mais recente “vítima” do Charlie Hebdo

A conquista do Roland Garros por parte de Simona Halep continua a dar que falar. Uma caricatura da tenista, no semanário satírico francês, levou a que a embaixada francesa emitisse um comunicado.

Na edição da semana passada do semanário satírico Charlie Hebdo, dedicada ao mundial de futebol na Rússia, foi publicado um cartoon dedicado à tenista Simona Halep que indignou muito os romenos.

Na legenda do cartoon lê-se “Uma romena venceu o Roland Garros”, um cartton da autoria de Felix, que se refere à vitória da tenista no dia 9 de junho. Na caricatura, a romena surge a gritar “Ferro-velho! Ferro-velho!“, em alusão aos ciganos que, em França, se dedicam à recolha de ferro velho, explica o jornal i.

As reações da Roménia não tardaram. O desenho recebeu centenas de protestos na página do Facebook da publicação humorística e foram vários os meios de comunicação romenos que criticaram o conteúdo, apelindando-o de “racista“.

(dr) Charlie Hebdo

A publicação satírica Times New Roman respondeu na mesma moeda, afirmando que o que o Charlie Hebdo publicou “uma caricatura da mulher do presidente francês, Brigitte Macron, depois de ter roubado o troféu a Simona Halep”.

A indignação que se levantou no país foi de tal forma impactante que a embaixada francesa na capital romena acabou por emitir um comunicado no qual frisa que o Charlie Hebdo não representa França nem os franceses. “Esta publicação só vincula o seu autor e não representa o sentimento da opinião pública francesa.”

A anterior polémica contra o Charlie Hebdo deu-se após o furacão Harvey. Na capa, sob o título “Deus existe!”, surgia um cartoon com bandeiras nazis e mãos a submergir. “Ele afogou todos os neonazis do Texas!”, lia-se.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …