Chanceler da Áustria investigado por corrupção

Florian Wieser / EPA

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz

O chanceler austríaco Sebastian Kurz está a ser investigado por autoridades anticorrupção, por suspeita de ter faltado à verdade numa comissão parlamentar criada para entender o que se passou no caso “Ibizagate”.

O Ibizagate é um escândalo de troca de favores que envolveu o então líder da extrema-direita e derrubou o Governo a que Sebastian Kurz presidia em 2019. Agora, o chanceler confirmou que está a ser investigado pelas autoridades do país.

Suspeita-se de que Kurz tenha prestado declarações falsas numa comissão parlamentar criada para investigar o caso.

De acordo com o Expresso, foi divulgado um vídeo, em 2019, onde se via e ouvia o então líder do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita), Heinz-Christian Strache, a oferecer contratos públicos à irmã de um oligarca russo, em troca de apoio financeiro para a campanha das legislativas de 2017.

O vídeo, alegadamente gravado em Ibiza, data de antes das eleições de 2017, que catapultaram Kurz e Strache para uma coligação governativa.

Depois de ter vindo a público, em 2019, fez ruir a coligação. Kurz governa atualmente com os Verdes.

Kurz nega que tenha feito declarações falsas ou tentado esconder informação. No entanto, na conferência de imprensa desta quarta-feira, assumiu que o desenlace mais provável é uma acusação criminal.

O chanceler defendeu-se alegando que muitas informações sobre o caso de Ibiza provinham de fora da sua órbita, “nas periferias”, anos antes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …