Chanceler da Áustria investigado por corrupção

Florian Wieser / EPA

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz

O chanceler austríaco Sebastian Kurz está a ser investigado por autoridades anticorrupção, por suspeita de ter faltado à verdade numa comissão parlamentar criada para entender o que se passou no caso “Ibizagate”.

O Ibizagate é um escândalo de troca de favores que envolveu o então líder da extrema-direita e derrubou o Governo a que Sebastian Kurz presidia em 2019. Agora, o chanceler confirmou que está a ser investigado pelas autoridades do país.

Suspeita-se de que Kurz tenha prestado declarações falsas numa comissão parlamentar criada para investigar o caso.

De acordo com o Expresso, foi divulgado um vídeo, em 2019, onde se via e ouvia o então líder do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita), Heinz-Christian Strache, a oferecer contratos públicos à irmã de um oligarca russo, em troca de apoio financeiro para a campanha das legislativas de 2017.

O vídeo, alegadamente gravado em Ibiza, data de antes das eleições de 2017, que catapultaram Kurz e Strache para uma coligação governativa.

Depois de ter vindo a público, em 2019, fez ruir a coligação. Kurz governa atualmente com os Verdes.

Kurz nega que tenha feito declarações falsas ou tentado esconder informação. No entanto, na conferência de imprensa desta quarta-feira, assumiu que o desenlace mais provável é uma acusação criminal.

O chanceler defendeu-se alegando que muitas informações sobre o caso de Ibiza provinham de fora da sua órbita, “nas periferias”, anos antes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.