CGTP comemora 1.º de Maio em Lisboa (mas respeita regras de distanciamento)

Mário Cruz / Lusa

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, vai fazer a intervenção do 1.º de Maio na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, como é habitual, mas sem a participação de milhares de trabalhadores e com o distanciamento de segurança.

“Decidimos que não podemos realizar grandes concentrações, manifestações ou desfiles para assinalar o Dia do Trabalhador, que são sempre grandes jornadas de luta”, disse a sindicalista à agência Lusa, numa entrevista que será esta quarta-feira divulgada na íntegra.

A líder da CGTP reconheceu que as ações de massa estão afastadas neste 1.º de Maio devido à necessidade de afastamento social para travar a propagação da covid-19, mas considerou que a atual situação laboral exige que as violações sejam denunciadas na rua.

“A atual situação, como despedimentos, redução dos rendimentos dos trabalhadores e a brutal violação dos direitos nos locais de trabalho, faz com que a CGTP tenha de levar isto para a rua, porque os direitos dos trabalhadores não estão suspensos”, disse.

Por isso, a Intersindical decidiu assinalar publicamente o Dia do Trabalhador em Lisboa e no Porto, e em algumas outras cidades, mas assegurando o cumprimento das regras ditadas pelo combate à pandemia.

Assim, Isabel Camarinha vai cumprir a tradição da central e discursar na alameda Afonso Henriques, na capital, perante uma assistência diminuta de sindicalistas e trabalhadores, que manterão entre si uma distância de quatro ou cinco metros.

A sindicalista foi eleita secretária-geral da CGTP em 15 de fevereiro, no último congresso da Inter, e esta seria a primeira vez que subiria ao grande palco que é normalmente montado junto à Fonte Luminosa, para fazer o discurso de 1.º de Maio perante os milhares de pessoas que costumam encher a alameda.

A tradição não será inteiramente cumprida, porque não subirá a um grande palco cheio de bandeiras sindicais com os restantes dirigentes da central e a assistência será reduzida, mas Isabel Camarinha fará naquele local histórico a sua intervenção político-sindical do dia do Trabalhador.

A intervenção sindical será transmitida digitalmente para que “todos os que não possam estar presentes, possam na mesma assistir”.

Não vamos ter a alameda cheia de trabalhadores e de famílias, nem vamos ter tasquinhas com petiscos, mas os que lá estiverem vão representar os que não podem estar e vamos ter muitas iniciativas digitais, com um vasto programa e vídeos para chegar a todos“, afirmou Isabel Camarinha.

Em entrevista à agência Lusa, a sindicalista disse ainda que estará presente nas comemorações do 25 de Abril, no sábado, na Assembleia da República.

“Estamos a assistir a uma estranha campanha de ajuste de contas com o 25 de Abril. Eu estarei presente da Assembleia da República porque acho que não faria sentido que a data não fosse comemorada no parlamento”, afirmou, a propósito da polémica em torno da cerimónia comemorativa em época de confinamento.

Dado que não se vai realizar o habitual desfile na avenida da Liberdade, em Lisboa, para lembrar a revolução dos cravos, a CGTP vai ter, ao início da tarde, os seus principais dirigentes nas janelas da sua sede nacional, em Lisboa, para cantar a Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, e o hino nacional, a Portuguesa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …