CGD vende créditos sobre Grupo Vale do Lobo com desconto de um terço

António Cotrim / Lusa

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu os créditos que tinha sobre o Grupo Vale do Lobo por 222,9 milhões de euros a um fundo de investimento gerido pela ECS Capital, mas que é detido pelo banco.

A alienação dos créditos sobre o Grupo Vale do Lobo foi feita a 22 de Dezembro de 2017 por 222,9 milhões de euros, a um “fundo de investimento da ECS Capital vocacionado para intervir em projectos no sector imobiliário e turístico”, confirmou fonte da CGD à agência Lusa.

Estes créditos estavam avaliados em 300 milhões de euros, de acordo com dados avançados pelo Expresso em Outubro de 2017. Assim, a Caixa optou pela alienação com um “desconto de um terço”, avança o Jornal de Negócios.

Este diário lembra que os créditos sobre Vale do Lobo eram dos “mais problemáticos” do Banco estatal e “um dos casos de polícia” em que a Caixa se viu envolvida.

O objectivo da CGD com este “arrumar” dos créditos num fundo onde tem participação visa fazer com que o activo seja “recuperado e rentabilizado”, nota fonte do banco à Lusa, lembrando, contudo, que a transacção “está sujeita à aprovação das autoridades competentes”.

A CGD entrou no grupo Vale do Lobo em 2006, como accionista e financiadora, tendo concedido um crédito de mais de 200 milhões de euros.

O antigo administrador do banco público, Armando Vara, considerou que a recuperação do sector imobiliário iria permitir ao banco recuperar a totalidade do dinheiro que emprestou ao empreendimento turístico no Algarve.

Estou seguro que a CGD não perderá dinheiro com aquele activo. Os activos imobiliários, tal como desvalorizaram, agora estão a valorizar. O resort teve condições para pagar 100 milhões de euros enquanto as condições eram muito difíceis”, assinalou.

“Vai ser vendido no mínimo pelo valor que a CGD lá colocou, mas atrevo-me a pensar que vai ser vendido acima desse valor”, lançou também o responsável, durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao banco estatal.

Armando Vara é arguido na Operação Marquês por suspeitas relacionadas com a concessão deste crédito da CGD ao empreendimento turístico algarvio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …

Reino Unido terá novos testes à covid-19 que permitem saber resultados em 90 minutos

Os lares e hospitais do Reino Unido vão passar a disponibilizar, a partir da próxima semana, dois novos testes que permitem distinguir o novo coronavírus e apresentar resultados em 90 minutos. Segundo noticiou esta segunda-feira a …

Saúde do Papa emérito Bento XVI é "extremamente frágil", diz biógrafo oficial

O ex-Papa Bento XVI ficou gravemente doente depois de visitar o seu irmão que esteve internado na Alemanha em junho e a sua condição é "extremamente frágil", contou o seu biógrafo oficial, Peter Seewald, depois …

Centenas de pessoas na manifestação do Chega. Ventura quer afastar "fantasma" sobre racismo em Portugal

Centenas de pessoas participaram este domingo em Lisboa numa manifestação promovida pelo Chega para dizer que “Portugal não é racista” e tentar afastar “esse fantasma” que assola o país sempre que algo de trágico acontece. “Em …

Rendas das casas podem ficar congeladas no próximo ano

Depois de cinco anos consecutivos a subirem, as rendas habitacionais e comerciais poderão ficar congeladas no próximo ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados no final da semana passada, a taxa média de …

Reabertura de bares e discotecas. Setor critica "esperteza saloia" do Governo

Os bares e discotecas, encerrados desde março devido à pandemia de covid-19, podem funcionar como cafés e pastelarias, seguindo as mesmas regras. A medida do Governo tem sido alvo de fortes críticas por parte do …