Caixa Geral de Depósitos perdeu 62,5 milhões de euros com o Grupo Lena

Paulo Cunha / Lusa

Joaquim Barroca (à esquerda) com José Sócrates em 2010

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) perdeu 62,5 milhões de euros com os créditos concedidos ao Grupo Lena, revelou a auditoria da Ernst & Young à Caixa, evidenciando o Grupo Lena como um dos grandes devedores do banco público. 

De acordo com o Correio da Manhã, a CGD registou o prejuízo com os empréstimos atribuídos a duas empresas do Grupo Lena: a Always Special, empresa da família Barroca Rodrigues que controla este grupo empresarial, e a Lena Construções. Joaquim Barroca, administrador da Always Special, é um dos 28 arguidos na Operação Marquês, na qual foi acusado do crime de corrupção.

A CGD já assumiu, segundo a auditoria, a imparidade total do crédito de 44,3 milhões de euros concedido à Always Special. Quanto ao empréstimo de 48,7 milhões de euros atribuído à Lena Construções, o banco do Estado assumiu uma imparidade superior a 18,2 milhões de euros, correspondente a 37,5%.

Entende-se por imparidade de um crédito quando a sua quantia recuperável é inferior à quantia que foi escriturada. Noutras palavras, trata-se de perda reconhecida no crédito. De acordo com as normas da Contabilidade, este conceito aplica-se, por exemplo, no cálculo do valor pelo qual um determinado activo deve estar escriturado.

Questionado pelo matutino sobre a dívida da Always Special, fonte oficial do Grupo Lena esclareceu que “a empresa referida é a holding familiar que detém o Grupo”. E adiantou: “O crédito em causa foi exclusivamente para financiar a atividade do Grupo. Conhecem-se as circunstâncias que determinaram os problemas do setor e do Grupo, sendo certo que o Grupo está, como sempre esteve, empenhado em resolver a situação”, escreve o Correio da Manhã na edição desta segunda-feira.

Entre 2018 e 2020, a Always Special tem como administradores, segundo o Portal da Justiça, os irmãos António Barroca Rodrigues e Joaquim Barroca Rodrigues. Os acionistas da Always Special serão António Barroca e Joaquim Barroca, ambos com cerca de 40% cada do capital social, e Fátima Barroca Rodrigues, que terá a restante parte do capital.

Nos autos da Operação Marquês, recorda o matutino, refere-se que o Grupo Lena é dominado, desde 2006, pela Always Special.

Na Operação Marquês, o Grupo Lena foi acusado de ter pagado a José Sócrates alegadas luvas de 9,7 milhões de euros, em troca de contratos de obras com o Estado. O grupo fez vários contratos com a Parque Escolar.

Os alegados subornos terão sido pagos ao antigo primeiro-ministro, através de Joaquim Barroca, em contas na Suíça, entre 2007 e 2008.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Cada um gama o que pode. É a política do país. Eu não sei roubar sou pobre. Os que sabem, escondem os milhões e vivem felizes para sempre (descendência incluída). O que vou fazer? Votar não adianta e protestar também não. Talvez criar um grupo de justiça paralela e cortar cabeças durante a noite, enquanto dormem.

  2. Estes ladrões roubaram, continuam a roubar… e NADA lhes acontece. Deviam de ficar SEM NADA p/ que não fizessem mais deste tipo de ladroagem. Os portugueses que trabalham é que pagam e repagam a esta gentalha. A justiça está toda comprada (a que não está é encostada porque não lhes interessa – e o caso do Alexandre!). Esta tudo feita p/ continuar a tramar os portugueses. GENTALHA são piores que os Vermes

RESPONDER

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …