O CERN pode estar a “cozinhar” uma nova partícula

inphoar / Deviant Art

Conceito artístico dos fenómenos que ocorrem no interior do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

O Laboratório Europeu de Física de Partículas, a “casa” do Grande Colsionador de Hadrões (LHC), pode ter encontrado evidências de uma nova partícula.

Há uns dias, durante um seminário do CERN, cientistas do procedimento LHCb, um dos quatro maiores do complexo, abordaram uma nova análise de dados que revela, pela segunda vez em pouco tempo, uma discrepância inexplicável com o Modelo Padrão, a grande teoria que descrever os componentes da matéria e as forças que os governam.

Os dados em causa, conta o jornal espanhol ABC, referem-se à forma pela qual uma partícula específica – o mesão B0 – se decompõe durante as colisões. Na prática, está a decorrer um decaimento que está previsto de forma ligeiramente diferente no Modelo Padrão, podendo este ser o indício de uma nova partícula.

Análises anteriores já davam conta desta discrepância no LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, celebrizado pela descoberta do Bosão de Higgs, em 2013.

Agora, a nova análise veio adensar estar dúvidas.

Antes de explicar o estranho decaimento, é importante frisar que os átomos são compostos por eletrões, protões e neutrões. Por sua vez, os protões e neutrões são compostos por quarks, que pode ser de seis tipos distintos: up (para cima), down (para baixo), strange (estranho), charm (charme), bottom (fundo) e top (topo).

Cada quark tem ainda uma anti-partícula, que é basicamente a mesma partícula com uma carga exatamente oposta, explica ainda o portal Gizmodo.

O mesão B0 é composto por um quark down e um quark anti-bottom, que se decompõem no LHC num mesão K * 0 – que contém um quark strange e um quark down, além de alguns muões adicionais (“primos” mais pesados dos eletrões).

No entender dos cientistas, este é um fenómeno “raro”, uma vez que o Modelo Padrão prevê que este só deva acontecer apenas uma vez a cada um milhão de decaimentos do mesão B0 – coisa que não está a acontecer no acelerador, como frisa o jornal espanhol.

O que causa a discrepância?

Não se sabe ainda o que causa esta discrepância. Os cientistas acreditam que podem ser novas partículas, mas não descartam também que esta possa estar relacionada com interações desconhecias entre quarks, que podem estar a exibir o seu efeito.

Os resultados da nova análise, bem como os anteriores, têm uma significância estatística de três desvios padrão (três sigma) e, na Física de Partículas, é necessária uma significância estatística de cinco sigma para se obter uma descoberta.

Por isso, é ainda prematuro falar em descobertas ou considerar que é uma nova partícula a causa deste raro decaimento. São necessárias mais investigação.

“É um momento muito emocionante para fazer o que chamamos de ‘física do sabor'”, começou por explicar Mat Charles, coordenador de física do projeto LHCb.

“Nesta e noutras análises relacionadas, continuamos a observar tensões com o Modelo Padrão.  Ainda não sabemos qual será esse mistério – o nível irrefutável de prova ainda não foi alcançado -, mas estamos ansiosos para ver a próxima rodada de resultados, que dobrará novamente o número de eventos”, disse.

Localizado na fronteira entre a França e a Suíça, o LHC cria novas partículas ao esmagar protões subatómicos a uma velocidade semelhante à da luz. Quando estas partículas se encontram, a energia da colisão é convertida em massa e, aí, as partículas ficam em linha com a célebre equação de Einstein (E=mc2).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …