O Bosão de Higgs, a estranha partícula que rendeu um Nobel, celebra sete anos

azure_radiation / Flickr

Detalhe do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

O Bosão de Higgs, também celebrizado como “A Partícula de Deus”, assinala esta quinta-feira, 4 de julho, o sétimo aniversário do anúncio da sua descoberta, noticia a agência de notícias Europa Press.

Esta estranha partícula, que rendeu o Nobel da Física em 2013, é a partícula elementar proposta no Modelo Padrão de partículas que confere massa à matéria no Universo. Na prática, era a peça-chave que faltava encaixar no modelo.

Batizada em homenagem a Peter Higgs, o físico britânico que, juntamente com outros cientistas, propôs em 1964 o mecanismo de Higgs para explicar a origem da massa das partículas subatómicas no Cosmos. Quase meio século depois, Higgs e François Englert receberam o Prémio Nobel de Física pelo seu trabalho.

Em 2012, o CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) anunciou a observação de uma nova partícula no Grande Colisionador de Hadrões (LHC), cujas características eram consistentes com o tão procurado Bosão de Higgs.

Apesar de a observação precisar de mais tempo e dados antes da sua confirmação oficial, a revista científica Science considerou-a a maior descoberta de 2012.

Um ano depois, a 14 de março de 2013, com o dobro dos dados, os cientistas do CERN foram capazes de determinar a forma pela qual a nova partícula interage com outras partículas e as suas propriedades quânticas e, juntamente com as interações medidas com outras partículas, indicaram fortemente que se tratava do Bosão de Higgs.

Pelo seu 10.º aniversário, o CERN rotulou o Bosão de Higgs como a maior herança do LHC. “Foi a maior descoberta da Física dos últimos anos, a maior herança do LHC”, explicou, o diretor do CERN, Frédérick Bordry, em declarações à agência Lusa em de 2018.

De acordo com o CERN, as conexões de Higgs com muitos dos mistérios atuais mais profundos da física significam que o Higgs permanecerá um foco de atividades para os experimentalistas e teóricos no futuro previsível.

Apesar do grande avanço para a Física de Partículas, emergiram outras questões. Resta saber se o Bosão de Higgs é realmente a partícula prevista pelo Modelo Padrão ou se é o mais leve bosão previsto noutras teorias que vão para lá do modelo.

Segundo o CERN, esta partícula elementar, que está ainda na sua “infância”, continuar a ter várias conexões com muitos dos mistérios da Física. Pelo sétimo aniversário da sua confirmação, há uma coisa que é certa: “A Partícula de Deus” continuará a ser o foco de várias investigações teóricas e científicas no futuro próximo.

É a Física de Partículas que sai a ganhar.

Sara Silva Alves SA, ZAP // Europa Press

PARTILHAR

RESPONDER

Odemira. Problema não está nos contentores, mas sim "nas aldeias"

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera que o problema de Odemira reside "nas aldeias, onde são alugadas casas sem condições". Em entrevista à Visão, Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, falou do …

19 anos depois, Ellen Degeneres diz adeus ao seu programa de televisão

O The Ellen DeGeneres Show vai terminar em 2022. O anúncio foi feito pela própria apresentadora, Ellen DeGeneres, na quarta-feira. A 19.ª temporada do talk show será a última do programa, que está no ar desde …

Calamidade até 30 de maio. Champions com lugares marcados, teletrabalho até ao final do mês

Após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o país continuará em situação de calamidade até 30 de maio. Acompanhada pelo secretário de Estado das …

Greve da Função Pública "não interfere" com negociações, diz Governo

A Frente Comum marcou para o dia 20 uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para exigir um aumento dos salários, a valorização das carreiras e a revogação do sistema de avaliação de desempenho dos …

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …