A cera de ouvido pode ajudar a medir o quão stressado está

(dr) Sgnl

Um simples teste de recolha e análise de cera do ouvido pode ajudar a determinar os níveis de ansiedade ou stresse de uma determinada pessoa, sugere um estudo piloto do King’s College London que envolveu 37 participantes.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Heliyon, o teste passa por medir os níveis de cortisol, uma hormona associada ao stresse e à ansiedade, na amostra de cera recolhida.

Esta hormona aumenta quando uma pessoa está stressada e diminui em situações de maior relaxamento, estando consistentemente em níveis elevados em pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade, frisa o portal Live Science.

O cortisol é também conhecido como a hormona da “luta ou fuga”: quando envia sinais de alarme para o cérebro em resposta a uma situação de stresse, pode influenciar quase todos os sistemas corporais, desde o sistema imunitário à digestão e ao sono.

Níveis elevados e persistentes de cortisol podem levar a efeitos negativos no sistema imunitário, na pressão arterial e em outras funções corporais.

A nova investigação pode abrir uma janela para melhorar as formas de diagnóstico de algumas condições psiquiátricas, observa o autor principal do estudo, Andres Herane-Vives, que desenvolveu um novo tipo de cotonete que não danifica o tímpano.

“A amostragem de cortisol é difícil, pois os níveis da hormona podem flutuar (…) Além disso, os próprios métodos de amostragem podem induzir stresse e influenciar os resultados”, explicou o especialista, citado em comunicado.

“Mas os níveis de cortisol na cera de ouvido parecem ser mais estáveis e, com o o nosso novo dispositivo, é fácil pegar numa amostra e testá-la de forma rápida, barata e eficaz“.

“Após este estudo piloto bem-sucedido, se o nosso dispositivo resiste a um exame mais minucioso em estudos maiores, esperamos transformar o diagnóstico e o tratamento de milhões de pessoas com depressão ou condições relacionadas com o cortisol, como a doença de Addison ou o síndrome de Cushing, e potencialmente várias outras condições”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …