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CEO admite que rezou pela inflação para ter desculpa para aumentar ainda mais os preços

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World Economic Forum / Flickr

William Meaney, CEO da Iron Mountain

William Meaney, CEO da Iron Mountain, admitiu numa reunião com analistas de Wall Street que a sua empresa aproveita a inflação para aumentar os preços ainda mais e expandir as margens de lucro.

Numa reunião com analistas de Wall Street, o CEO da Iron Mountain, uma empresa de recolha e gestão de dados, admitiu que nos últimos anos tem usado a inflação como uma estratégia para aumentar as margens da empresa e que fez “uma dança da inflação a rezar” pela recente enorme escalada dos preços.

A confissão de William Meaney veio confirmar as suspeitas que muitos consumidores e clientes já têm — há empresas que aproveitam um contexto económico de inflação para subir ainda mais os preços e aumentar as margens de lucro. E há números que comprovam isto: os dados de Agosto do Departamento do Comércio dos Estados Unidos mostram que os lucros corporativos estão num pico desde desde 1950.

Esta não é a primeira vez que Meaney faz um comentário neste sentido. Em 2018, numa videochamada onde fez um balanço das contas da empresa, o director executivo disse que é “como uma dança da chuva, rezo pela inflação todos os dias que venho trabalhar porque as nossas margens são muito alimentadas pela inflação”.

No evento em Setembro, o CEO explicou com mais detalhe o que a empresa faz para maximizar os ganhos nestes períodos. “Quando temos a inflação a crescer a um ritmo rápido, conseguimos fixar preços acima da inflação”, explica, acrescentando que esta práctica “obviamente cobre a subida nos custos”.

Meaney também apontou o dedo a outras firmas que fazem o mesmo, dando o exemplo das empresas de entregas como a FedEx e a UPS, que “passam a inflação” ao resto do mercado, cita o site progressista The Intercept.

Tanto Meaney como o director financeiro da Iron Mountain, Barry A. Hytinen, lamentam que a inflação seja má para a economia em geral. “Gostava de não ter feito uma dança tão boa, mas isso é mais uma opinião pessoal do que um modelo de negócio”, disse o CEO.

Já Hytien afirmou numa videochamada que “lamenta” a escalada de preços para quem está a sofrer, mas que a empresa tem “um negócio de altas margens brutas, por isso está a expandir  naturalmente as margens de negócio”.

Este caso é mais um que mostra que a factura da inflação é geralmente paga pelos consumidores e trabalhadores e que há muitas empresas que saem ilesas ou até beneficiam da crise gerada pela subida dos preços. Jerome Powell, director da Reserva Federal dos EUA, chegou mesmo a dizer em Maio que o seu objectivo é “reduzir os salários para reduzir a inflação“.

Já Lael Brainard, vice-presidente da Reserva Federal, referiu a situação do aumento dos lucros corporativos num discurso no início de Setembro, dizendo que as empresas podem “dar um contributo importante para a redução das pressões sobre os preços”, mas não revelou nenhuma medida que será adoptada neste sentido.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

  1. O capitalista autêntico, sem subterfúgios ou patranhas para enganar o povinho. É de louvar a sinceridade, mas também se pode dizer, sem mentir, que é o verdadeiro fdp.

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