CEO da Microsoft pede desculpas por comentário sobre salários das mulheres

johannesmarliem78 / Flickr

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

O presidente da Microsoft, o indiano Satya Nadella, apresentou esta sexta-feira desculpas por ter sugerido, durante uma conferência sobre mulheres e tecnologia, que as mulheres não peçam aumentos nos seus salários e, em vez disso, que tenham “fé no sistema”.

O episódio ocorreu no “Grace Hopper Celebration of Women in Computing 2014”, em Phoenix, no Arizona.

Satya Nadella sugeriu no evento que as mulheres ficariam com “um bom karma” se não pedissem aumentos de salário.

“Não se trata exactamente de pedir um aumento, mas sim de ter fé em que o sistema lhe dará o aumento quando chegar a hora”, disse Nadella.

“Isso é bom karma. E o aumento acabará por vir”, acrescentou o executivo.

A moderadora do debate, Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College e directora da Microsoft, discordou imediatamente de Nadella.

Klawe sugeriu que as mulheres deviam avaliar os níveis salariais e, se fosse o caso, que pedissem aumento.

fortunebrainstormtech / Flickr

Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College e directora da Microsoft

Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College e directora da Microsoft

Resposta “completamente errada”

A polémica estalou instantaneamente na internet, especialmente no Twitter, levando o executivo a retratar-se e apresentar desculpas.

Num e-mail enviado aos funcionários, Nadella afirma que respondeu à pergunta “de forma completamente errada” e que apoia “de todo o coração” programas para reduzir a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

“Maria perguntou-me que conselho eu daria às mulheres que não se sentem confortáveis a aumentos de salário. Eu respondi à pergunta de forma completamente errada”, retrata-se Nadella.

“Sem qualquer dúvida, apoio de todo o coração os programas da Microsoft para reduzir a desigualdade salarial entre géneros. Acredito que homens e mulheres devem receber salários iguais por desempenhos iguais”, acrescenta Nadella.

Além de pedir desculpas, o executivo diz no email que concorda com o que Maria Klawe afirmou no debate.

“O conselho de Maria é o correto. Se acha que merece um aumento, deve pedi-lo.”

Nadella admitiu ainda, no seu Twiter, que foi “pouco articulado” na sua resposta durante o debate.

Nascido na Índia, Nadella tornou-se presidente da Microsoft no início deste ano, substituindo o americano Steve Ballmer.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …