CEO da Microsoft pede desculpas por comentário sobre salários das mulheres

johannesmarliem78 / Flickr

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

Satya Nadella, CEO daMicrosoft

O presidente da Microsoft, o indiano Satya Nadella, apresentou esta sexta-feira desculpas por ter sugerido, durante uma conferência sobre mulheres e tecnologia, que as mulheres não peçam aumentos nos seus salários e, em vez disso, que tenham “fé no sistema”.

O episódio ocorreu no “Grace Hopper Celebration of Women in Computing 2014”, em Phoenix, no Arizona.

Satya Nadella sugeriu no evento que as mulheres ficariam com “um bom karma” se não pedissem aumentos de salário.

“Não se trata exactamente de pedir um aumento, mas sim de ter fé em que o sistema lhe dará o aumento quando chegar a hora”, disse Nadella.

“Isso é bom karma. E o aumento acabará por vir”, acrescentou o executivo.

A moderadora do debate, Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College e directora da Microsoft, discordou imediatamente de Nadella.

Klawe sugeriu que as mulheres deviam avaliar os níveis salariais e, se fosse o caso, que pedissem aumento.

fortunebrainstormtech / Flickr

Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College e directora da Microsoft

Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College e directora da Microsoft

Resposta “completamente errada”

A polémica estalou instantaneamente na internet, especialmente no Twitter, levando o executivo a retratar-se e apresentar desculpas.

Num e-mail enviado aos funcionários, Nadella afirma que respondeu à pergunta “de forma completamente errada” e que apoia “de todo o coração” programas para reduzir a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

“Maria perguntou-me que conselho eu daria às mulheres que não se sentem confortáveis a aumentos de salário. Eu respondi à pergunta de forma completamente errada”, retrata-se Nadella.

“Sem qualquer dúvida, apoio de todo o coração os programas da Microsoft para reduzir a desigualdade salarial entre géneros. Acredito que homens e mulheres devem receber salários iguais por desempenhos iguais”, acrescenta Nadella.

Além de pedir desculpas, o executivo diz no email que concorda com o que Maria Klawe afirmou no debate.

“O conselho de Maria é o correto. Se acha que merece um aumento, deve pedi-lo.”

Nadella admitiu ainda, no seu Twiter, que foi “pouco articulado” na sua resposta durante o debate.

Nascido na Índia, Nadella tornou-se presidente da Microsoft no início deste ano, substituindo o americano Steve Ballmer.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …