Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos.

O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias vai deixar de existir, anunciou o Ministério da Administração Interna. Os contratos relativos às obras feitas foram classificados como sigilosos e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recusou dar acesso aos documentos, avança o Observador.

Fontes próximas do processo sugerem que foi utilizada mão de obra dos reclusos do estabelecimento prisional, que fizeram uma parte significativa da obra: construir casas de banho nos quartos e fazer uma copa.

“O SEF e a DGRSP [Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais] poderão acordar que a limpeza das instalações, manutenção de jardins e pequenas obras de conservação sejam garantidas por reclusos, em regime aberto, através de acordos específicos de colaboração entre as duas instituições públicas, no âmbito da Reinserção Social”, lê-se no contrato de cedência do espaço, o único documento enviado ao Observador pelo SEF.

O contrato, válido por um ano e renovável por outros dois períodos de seis meses, estabelece uma compensação mensal de pouco mais de 27 mil euros — um valor anual de 324.240 euros.

As duas partes acordaram ainda que o montante seria pago em carros, de alta cilindrada, que seriam entregues à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

“A compensação é composta exclusivamente por bens móveis sujeitos a registo, designadamente a categoria e tipo de veículos prevista no Anexo ao Despacho n.º 2293-A/2019, de 6 de março”, lê-se ainda no contrato.

A DGRSP garante ainda que todo o trabalho desempenhado por reclusos foi pago pelo SEF.

A instalação de um centro temporário para migrantes na ala sul da prisão de Caxias gerou mal-estar dentro do SEF. Em junho, Eduardo Cabrita disse no Parlamento que estava a ser estudada a solução de Caxias, quando, na verdade, o protocolo com os serviços prisionais já havia sido celebrado em fevereiro.

As obras começaram numa altura em que já havia uma forte contestação. A terminar, e já depois de feito o investimento, o ministério de Eduardo Cabrita voltou atrás.

Questionado pelo Observador em junho, o SEF disse que a empreitada teria um custo de 12 mil euros e deveria “ficar concluída no final do mês de agosto”.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) incluía ainda mais de dois milhões de euros para dois Centros de Instalação Temporária: em Alcoutim e em Vila Fernando.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente uma utilização correcta de recursos, ao invés de ser sempre através dos impostos de quem trabalha honestamente. Os reclusos deveriam pagar as despesas que dão ao Estado quando estão presos, e os bens apreendidos pelas autoridades devem reverter a favor do estado, i.e., de todos nós.

  2. E qual é o problema de colocar os presos a trabalhar???
    Deveria ser sempre assim ou mantemos o hotel para os presos sem nada pagarem?

  3. Dois “abrunos” a falar. Com certeza que não está em causa presos trabalharem, já que trabalham em todo o lado. Está em causa a ocultação desse facto para receber dinheiro como se estivessem a pagar a trabalhadores externos. Pagar com carros apreendidos também é lindo mas, isso também não interessa nada a estes dois iluminados.

  4. Se não querem ter despesas com os presos não os prendam, é fácil. Ou acham que vivemos na idade média, se calhar ate gostavam.

  5. Se os carros foram apreendidos a vigaristas tudo bem, os presos trabalharem muito melhor ainda, não é o cidadão cumpridor e respeitador que tem o direito de sustentar malandragem!

RESPONDER

Uma dúzia de vacas sobrevoou os Alpes suiços

Várias vacas lesionadas foram transportadas de helicóptero para atravessarem as montanhas da região de Klausenpass, na Suíça. Na passada sexta-feira, uma dúzia de vacas lesionadas apanhou uma boleia especial: foram transportadas de helicóptero até à vila …

Mãe luta contra puma para salvar filho de cinco anos

Uma mulher norte-americana atacou um puma, com as próprias mãos, para defender o filho de cinco anos. O caso aconteceu em Calabasas, Los Angeles, nos Estados Unidos. O menino estava a brincar na parte exterior de …

Refugiado afegão em greve de fome para conseguir ajuda para trazer família para Portugal

Nasir Ahmad, que vive no Porto desde 2016, está em greve de fome, a partir desta segunda-feira, até receber uma resposta do Governo português sobre a vinda da mãe e irmã para Portugal. Segundo adiantou esta …

Mação anuncia descoberta de novas gravuras rupestres no vale do Ocreza

O presidente da Câmara Municipal de Mação disse esta segunda-feira que "foram encontradas novas gravuras rupestres paleolíticas" no vale do Ocreza, a par de "alguns artefactos", tendo as descobertas decorrido no âmbito de uma campanha …

Autárquicas. CNE diz que município de Coimbra não devia ter apagado mural da CDU

A Câmara de Coimbra não devia ter apagado um mural da CDU naquela cidade, anunciou esta segunda-feira a coligação, sustentada por uma deliberação da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Em comunicado, a CDU refere que os …

Bolsonaro diz que protestos que convocou são a favor da liberdade de expressão

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que os protestos convocados por si e pelos seus apoiantes para dia 7 de setembro, data em que se comemora a independência do país, serão para …

JSD acusa Costa de “plagiar” proposta que PS chumbou sobre IRS jovem

A Juventude Social-Democrata acusou esta segunda-feira António Costa de “falta de vergonha” nos anúncios sobre o IRS jovem, acusando o líder socialista de prometer agora o que “o PS chumbou em novembro de 2020”. “Em novembro …

Alemanha. Primeiro debate eleitoral acaba com vantagem para Scholz

O debate em formato inédito, que juntou os três candidatos à chancelaria na Alemanha, acabou com o social-democrata Olaf Scholz à frente — nova sondagem dá 25% de intenções de voto ao SPD. Os debates eleitorais …

ONU celebra fim de gasolina com chumbo para automóveis

A gasolina com chumbo para automóveis foi oficialmente erradicada, anunciou hoje o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, depois de o último país no mundo a utilizá-la ter banido a sua venda. A Argélia acabou …

Mercado de jogadores. Portugal é o país que mais lucra com transferências internacionais

Portugal é o país que mais lucra com transferências internacionais no mercado de jogadores de futebol, com Sporting, Benfica e FC Porto como os melhores, realça um relatório esta segunda-feira publicado pela FIFA. O estudo, que …