/

Foram ao Panamá tratar o filho e voltaram para Portugal com um centro de tratamentos inédito

1

Vai abrir, no dia 1 de outubro, em Braga, um centro de tratamento neurológico inovador. É o primeiro deste género na Europa.

Chama-se Brain Treatment Center (BTC), o centro de tratamento neurológico inovador, que está prestes a abrir, em Braga.

Nasceu com o objetivo de ajudar crianças com lesões cerebrais e ainda ajudar a tratar pacientes com autismo e outros distúrbios de neurodesenvolvimento.

O BTC foi aberto pelos pais de um menino que teve um acidente grave, em 2020, em Caminha, quando o carro onde seguia foi abalroado por um comboio. Martin esteve nove meses em coma e vive hoje ligado a uma máquina de apoio respiratório.

Amaya Guterres e Paulo Fonseca – os pais – não encontraram, na altura, respostas adequadas em Portugal e descobriram este tratamento no Panamá.

Os resultados no tratamento do filho foram bastante positivos e, por isso, decidiram trazer a nova técnica para Portugal.

“Fomos ao Panamá realizar tratamentos com o Martin e as coisas correram muito bem. Estabelecemos uma relação próxima com os donos da Instituição, criámos uma parceria e decidimos trazer o primeiro Brain Treatment Center para a Europa”, contou Amaya, à Alto Minho TV.

A grande novidade do centro é o tratamento inovador MeRT (Magnetic Ressonance Therapy) – que se baseia na tecnologia de estimulação magnética transcraniana, em conjunto com um eletroencefalograma quantitativo e um eletrocardiograma que permite restaurar a comunicação cerebral em pacientes com funções neuroatípicas.

Ao jornal O Minho, a mãe de Martim explicou no consiste essa tecnologia: “É uma máquina que dirige impulsos ao cérebro para estimulação (…) Imaginemos que o nosso cérebro é uma orquestra, só que os instrumentos não estão a funcionar de forma correta e cada um faz o que lhe apetece. O que falta para funcionar de forma correta? Um maestro. A tecnologia MeRT vai fazer uma neuromodelação. É uma forma de que a informação chegue de forma correta aonde tem que chegar”

“Ao abrirmos este centro, estamos a fazê-lo pelo Martin e por todos os pais que precisam de algo que os ajude a acreditar que é possível fazer alguma coisa para melhorar a vida dos filhos”, disse Amaya, ao Jornal de Notícias, esta quarta-feira.

“O Martin iniciou os tratamentos no Panamá em novembro do ano passado e tem tido resultados extraordinários. Praticamente não reagia a estímulos e agora reage, ri, chora, coopera nas terapias e é muito mais expressivo. Temos vindo a perceber o quanto estes tratamentos estão a ajudar o nosso filho”, enalteceu.


ZAP //

1 Comment

  1. “quando o carro onde seguia foi abalroado por um comboio”
    ora então o carro seguia o seu caminho normalmente e dps veio um comboio do nada e abalroou o veiculo, esse malvado comboio!
    Gostava de saber mais sobre este acidente!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.