/

Centeno só decide recandidatura ao Eurogrupo perto do fim do mandato

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno, atual presidente do Eurogrupo, mantém o tabu: só decide se irá ou não recandidatar-se ao lugar perto de julho.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, só irá decidir se se recandidata a presidente do Eurogrupo perto do final do mandato, que termina a 13 de julho.

“O meu mandato termina a 13 de julho. Eu irei decidir sobre se vou candidatar-me ou não a um segundo mandato mais perto da data“, disse Centeno em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, esta sexta-feira.

O futuro político de Mário Centeno – tanto no Eurogrupo como no próprio Governo – mantém-se assim como um tema tabu, uma vez que é preciso ser-se ministro das Finanças de um país da Zona Euro para se ser presidente do Eurogrupo. Esta semana, completam-se dois anos desde que é presidente do Eurogrupo.

Quer continue ou não no cargo, o ministro admitiu, na mesma entrevista, que a “maior dificuldade [do cargo] é a falta de sincronia no ciclo político na Europa“, ou seja, a mudança dos Governos nacionais após as eleições ou mesmo durante os mandatos dificultam a negociação de consensos dado que o equilíbrio das forças políticas e os interesses podem mudar ao longo do processo, explica o Negócios.

“Muitas vezes temos de esperar para tomar decisões ou seguir em frente com discussões porque em algum país há uma eleição. Paga-se um preço disso em termos do processo de tomada de decisão”, disse.

Ainda assim, Centeno considera que a Zona Euro está “muito melhor preparada” para enfrentar uma crise atualmente. “As nossas instituições melhoraram muito comparado com o início da crise”, apontou.

Na mesma entrevista, o presidente do Eurogrupo mostrou-se confiante num acordo sobre o sistema europeu de garantia de depósitos da União Europeia, que vai substituir os atuais seguros de depósito a nível nacional.

“Trabalhamos de acordo com o lema: nada é acordado até que tudo esteja acertado. Muitas coisas são consideradas inaceitáveis, especialmente se forem vistas isoladamente, mas no final você pode concordar com elas como parte de um pacote”, afirmou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.