/

Centeno pode já ter atingido o “brilharete” orçamental em 2019

José Sena Goulão / Lusa

Mário Centeno, António Costa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, pode já ter atingido o excedente orçamental em 2019, um ano antes do previsto pelo Governo, escreve esta sexta-feira o jornal Eco, citando uma previsão do Conselho de Finanças Públicas (CFP).

A confirmar-se, este será o primeiro excedente orçamental em democracia e acontecerá um ano antes da meta prevista pelo Governo de António Costa.

O Executivo e o ministério das Finanças têm mostrado alguma cautela quanto a este assunto mas, segundo as indicações que foram surgindo nos últimos tempos, é possível que as contas públicas tenham fechado o ano de 2019 com saldo positivo.

O CFP estima que o ministro das Finanças possa ter superado a meta do défice de 0,1% do PIB que prevê para 2019. “Os desenvolvimentos orçamentais até setembro de 2019 e a informação parcial disponível para o último trimestre do ano, apontam para o cumprimento ou mesmo a superação do saldo estimado pelo Ministério das Finanças para 2019“, refere a entidade liderada por Nazaré Costa Cabral, citada pelo Eco.

Os números só serão conhecidos dentro de uma semana, quando o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicar a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais para o quarto trimestre de 2019, nota ainda o jornal de Economia.

Na apresentação do Orçamento do Estado para 2020, Mário Centeno disse que a proposta para este ano seria “histórica” devido ao excedente orçamental de 0,2% do PIB previsto para 2020. Ao que parece, o seu “brilharete” orçamental pode chegar mais cedo.

Nesta quinta-feira, depois da aprovação do OE2020 em votação final global, Mário Centeno não adiantou se o seu quinto orçamento foi também o seu último, deixando dúvidas sobre o seu futuro como ministro das Finanças.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.