Mário Centeno tem mais uma prova de fogo: responder à “falta de idoneidade”

Mário Cruz / Lusa

O Supremo Tribunal Administrativo deve decidir, esta terça-feira, se aceita a providência cautelar interposta pelo Iniciativa Liberal para travar ida de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal.

Esta é uma semana atribulada para o ex-ministro das Finanças. O Parlamento tem de aprovar o relatório descritivo da audição, na quarta-feira, e o Conselho de Ministros tem de o nomear oficialmente, o que poderá acontecer logo no dia seguinte. Mas, para além de tudo isto, Mário Centeno tem também mais um obstáculo pela frente.

O antigo governante tem de vencer a providência cautelar interposta pelo Iniciativa Liberal. Segundo o Expresso, o Supremo Tribunal Administrativo deverá decidir esta terça-feira se aceita a providência e se decreta imediatamente a suspensão da nomeação de Centeno para governado do Banco de Portugal (BdP).

A ação interposta deu entrada no tribunal na quinta-feira e os juízes têm até terça-feira para se pronunciarem se aceitam analisar a providência cautelar e decidir se decretam provisoriamente os seus efeitos, ou seja, a suspensão da nomeação. Esta decisão levaria a que o Conselho de Ministros desta semana não pudesse nomear o ex-ministro.

Se a providência for aceite, o Conselho de Ministros tem 10 dias para apresentar oposição e 15 dias para invocar interesse público, ainda que o texto entregue por João Cotrim Figueiredo tente travar esta última possibilidade.

O Governo ainda não foi notificado da existência ou da aceitação da ação do Iniciativa Liberal, pelo que as decisões sobre a mesma ficarão para mais tarde, quando houver decisão do Supremo Administrativo.

Nomeação é violação da lei

O Iniciativa Liberal considera que a nomeação de Mário Centeno para o Banco de Portugal é “contrária à lei“, dado que exige que o nomeado cumpre “determinados critérios”, como a sua “comprovada idoneidade”. Assim, o partido de Cotrim Figueiredo admite que cabe ao Conselho de Ministros escolher quem quiser ao abrigo da sua “discricionariedade administrativa”, mas “a discricionariedade não é arbitrariedade”.

A nomeação não cumpre o critério da idoneidade uma vez que, “independentemente das capacidades e conhecimentos técnicos, o ‘candidato'” tem de “desenvolver a sua ação livre de constrangimentos”.

Citando a lei orgânica do Banco de Portugal, conclui que Centeno, “caso seja nomeado Governador do BdP, estará irremediavelmente confrontado no dia-a-dia com múltiplas situações em que terá de invocar ou ponderar conflitos de interesse, sendo que, das duas, uma: ou toma as decisões e pratica os atos mesmo perante um risco de avaliação, perceção e receção negativa dos mesmos, pondo assim em causa a sua independência de ação e a do próprio BdP; ou terá de se declarar impedido de atuar ou decidir, pondo assim em causa a sua eficácia de ação e a do próprio BdP”, defende o IL.

O matutino refere que está em causa a ação de Centeno, enquanto ministro das Finanças, em vários dossiês da banca, como “no reconhecimento de créditos por impostos diferidos ao Montepio, na recapitalização da CGD, no processo do Novo Banco, na intervenção no Banif e nos empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. se formos a idoneidade a grande maioria dos deputados deputados que nunca fizeram nada na puta da vida senão viver dos nossos impostos que idoneidade tem essa gente para questionar a idoneidade seja lá de quem for? Pimenta no rabiosque dos outros para mim é cheirinho.

    • O que dizes é verdade e devia ser mudado. (é claro que não interessa aos deputados mudar as coisas)
      Mas isso não significa que neste cso não deva ser visto.

  2. Será que o povo que está no poleiro tem medo que o Centeno seja honesto?
    Seria o primeiro, até hoje não apareceu nenhum.

  3. O que fez Centeno de errado para virem agora estes papagaios ultra liberais lançar lama sobre ele?
    Apenas porque não o consegue vencer na AR deita mão deste expediente. O STA já lhe mandou meter a viola no saco.

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …