Centenas de pessoas ganharam lotaria nas Filipinas. Chave vencedora gera polémica

Philippine Charity Sweepstakes Office

Uma lotaria nas Filipinas teve 433 vencedores de jackpot no fim de semana passado. Os números da chave eram todos múltiplos de nove.

Foi um dia feliz para quem ganhou a lotaria nas Filipinas. Aliás, para as 433 pessoas que ganharam o jackpot. Foi o maior número de pessoas que alguma vez ganhou o prêmio máximo do Grand Lotto, de acordo com os órgãos de comunicação locais.

A combinação vencedora do jackpot do último fim de semana, no valor de 236 milhões de pesos — 4 milhões de euros — foi uma série de números que eram todos múltiplos de nove.

O líder da minoria no Senado das Filipinas, Koko Pimentel, pediu uma investigação sobre os resultados “suspeitos”.

Os participantes do Grand Lotto selecionam seis números de um a 55. Para ganhar o jackpot, todos os seis números de um jogador devem corresponder aos sorteados — à semelhança do Euromilhões, por exemplo.

“Esses jogos de lotaria são autorizados pela República das Filipinas. Portanto, precisamos de manter e proteger a integridade desses jogos de azar”, disse Pimentel ao pedir uma investigação sobre o resultado incomum da lotaria.

No domingo, Melquiades Robles, do Philippine Charity Sweepstakes Office (PCSO), procurou tranquilizar o público e disse que o sorteio dos números vencedores não pode ser manipulado.

O PCSO também destacou que as pessoas nas Filipinas tendem a apostar em sequências numéricas.

“Muitos mantiveram os seus números. Não é apenas bom ser leal às suas esposas e maridos, também é bom ser leal aos seus números”, brincou Robles numa conferência de imprensa.

O PCSO também partilhou fotografias e vídeos de pessoas a recolher os prémios em dinheiro no seu escritório na cidade de Mandaluyong, perto da capital Manila.

“Tenho apostado no padrão nove, padrão oito, padrão sete e padrão seis há muitos anos e estou grato por ter vencido”, disse um vencedor.

Terence Tao, professor de matemática da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, disse à BBC que um padrão como este ser uma série vencedora de números é raro “para qualquer lotaria”.

“Mas existem centenas de lotarias todos os dias em todo o mundo e, estatisticamente, não seria surpreendente que uma dessas loterias exibisse um padrão incomum”, disse Tao.

“É semelhante a como em qualquer mão de póquer seria improvável tirar um straight flush, mas se olharmos para centenas de milhares de mãos de uma só vez, torna-se bastante provável que saia um straight flush“, acrescentou.

Não é a primeira vez que uma lotaria sorteia um padrão incomum ou sequência de números. Houve acusações de fraude depois de 20 pessoas partilharem o jackpot na lotaria nacional da África do Sul em dezembro de 2020, quando os números 5, 6, 7, 8, 9 e 10 foram sorteados.

Os organizadores disseram que os vencedores arrecadaram 5,7 milhões de rands (370 mil euros).

Enquanto isso, uma repórter de TV espanhola demitiu-se ao vivo depois de pensar que tinha ganhado na lotaria de Natal de 4 milhões de euros.

Natalia Escudero começou a gritar à frente das câmaras e disse aos colegas da emissora pública RTVE que “não iria trabalhar amanhã” — antes de saber mais tarde que tinha ganhado apenas 5 mil euros.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.