Centenas de manifestantes invadem parlamento do Iraque e entoam cânticos contra o Irão

Ahmed Jalil / EPA

Manifestantes invadem o edifício do parlamento iraquiano.

Apoiantes de Muqtada al-Sadr invadiram o parlamento do Iraque e manifestaram-se contra o candidato apoiado por partidos iranianos.

Mergulhado numa crise política desde outubro, o Iraque vai escolher esta quinta-feira um novo primeiro-ministro — decisão que está longe de ser consensual.

Um dia antes da escolha de novo primeiro-ministro, centenas de pessoas, apoiantes do influente clérigo xiita Muqtada al-Sadr, invadiram o parlamento iraquiano em protesto contra a decisão da aliança Plataforma de Coordenação de nomear um novo primeiro-ministro pró-iraniano.

Entraram no parlamento depois de uma marcha contra a corrupção e entoaram cânticos contra o Irão. Seguravam bandeiras iraquianas e provocaram uma enorme confusão, que as forças de segurança não conseguiram travar.

“Os manifestantes entraram no edifício do Parlamento depois de terem ultrapassado a Zona Verde”, indicou a agência noticiosa estatal iraquiana INA, referindo-se à zona fortificada de Bagdade que alberga os principais edifícios governamentais, bem como as embaixadas estrangeiras.

A polícia tentou utilizou canhões de água para repelir os manifestantes que derrubaram os blocos de cimento. No entanto, muitos deles conseguiram passar os portões e entrar no Parlamento.

O primeiro-ministro de transição, Mustafa al-Kadhimi, apelou, entretanto, à calma e à ponderação, pedindo aos manifestantes para abandonarem a área.

Os manifestantes são, na sua maioria, apoiantes de al-Sadr, que recentemente abandonou o processo político iraquiano, apesar de ter conquistado a maioria dos assentos parlamentares nas eleições federais de outubro de 2021.

Al-Sudani foi escolhido pelo líder da coligação Estado da Lei e ex-primeiro-ministro Nouri al-Maliki. Antes de al-Sudani poder ser nomeado oficialmente pelo Parlamento, os partidos devem eleger um presidente.

Al-Sadr abandonou as negociações para a formação do governo depois de não ter conseguido reunir deputados suficientes para obter a maioria necessária para eleger o próximo presidente do Iraque.

No Twitter, al-Sadr disse aos manifestantes no prédio do Parlamento que a sua “mensagem” tinha sido recebida e que eles deveriam voltar para casa:

“Uma revolução de reforma e rejeição da injustiça e da corrupção. Sua mensagem foi recebida. Você aterrorizou os corruptos. Reze e volte para casa em segurança“.

Segundo a CNN Internacional, o governo cessante do primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi também emitiu uma declaração a pedir aos manifestantes sadistas que “se retirem imediatamente da Zona Verde”, preservassem propriedades públicas e privadas e seguissem as instruções das forças de segurança.

“As forças de segurança estarão comprometidas em proteger as instituições estatais e as missões internacionais e evitar qualquer perturbação de segurança e ordem”, acrescentou al-Kadhimi.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.