Centenas manifestam-se contra chegada de ciganos a Roma

Na noite de terça-feira, na zona leste da capital italiana, centenas de pessoas reuniram-se em protesto contra a chegada de famílias ciganas a um centro de acolhimento em Roma.

Garantindo que havia um “clima muito pesado de ódio”, a presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi afirmou ter intervido no protesto, alegadamente organizado por dois grupos de extrema-direita, para “impedir que a situação degenerasse”. “Intervim para proteger os muitos cidadãos honestos daquela área e as 33 crianças”, disse. As famílias foram entretanto alojadas noutro lugar.

Um vídeo publicado pelo jornal La Reppublica mostra os manifestantes a erguerem barricadas para bloquear a entrada no centro a um grupo de 70 ciganos – mais de 30 menores – que ia ser transferido temporariamente para o centro. “Eles têm de morrer à fome”, ouve-se.

As imagens mostram ainda pessoas a pisar comida que se destinava às famílias ciganas. “Vão-se embora, ou saem ou nós matamos-vos“, disse um manifestante, segundo o jornal La Stampa.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, condenou a violência mas reforçou a sua promessa de acabar com os acampamentos de ciganos em Itália. “O objetivo para que estou a trabalhar há meses é não ter nenhum acampamento até ao fim do meu mandato como ministro”, disse à agência de notícias Ansa.

Quando chegou ao poder, em junho de 2018, Salvini sugeriu um recenseamento de ciganos para facilitar a expulsão de estrangeiros em situação irregular. “Os ciganos italianos têm, infelizmente, de ser mantidos em casa”, disse, na altura.

A comunidade cigana de Itália vive na pobreza. Há pelo menos 130 mil, muitos a viver em campos sem licença nos arredores da cidade. Muitos ciganos reclamam que a discriminação dificulta a procura de emprego.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …

Rei da Malásia abdicou do trono por amor. Divorcia-se sete meses depois

Em janeiro, o rei da Malásia Mohammed V abdicou do trono para casar com a ex-modelo russa Rihana Oksana Voevodina. Agora, sete meses depois, o casal divorciou-se. A relação entre Mohammed V e Rihana Oksana Voevodina …

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se. É suspeito de crimes de guerra

O primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, antigo comandante dos separatistas armados albaneses (UÇK) durante o conflito (1998-99) demitiu-se esta sexta-feira após ser convocado pelo tribunal especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes …

Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que …

MP diz que Azeredo sabia desde o início do encobrimento de Tancos e deu aval

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é suspeito de saber “desde o início” de todo o plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) para recuperar o material roubado de Tancos, em junho de 2017, de …

Professores da Venezuela denunciam salários em atraso e despedimentos. "Vamos morrer à fome"

Dezenas de professores do ensino oficial venezuelano manifestaram-se esta quinta-feira em Caracas para pedir a demissão do ministro de Educação, Aristóbulo Istúriz, a quem responsabilizam pelo não pagamento de subsídios em atrasos e por …

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis na plataforma de streaming desde as oito da manhã. O …

Incêndio em Aljezur no Algarve perto de "pontos sensíveis". Mais 200 operacionais combatem chamas

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde desta sexta-feira numa zona de mato em Monte Clérigo, concelho de Aljezur, no Algarve, está a lavrar com intensidade, “perto de alguns pontos sensíveis”, nomeadamente edificações dispersas, …

"Um Ferrari entre Fiats": Eis Ibrahimovic aos olhos de Ibrahimovic

O internacional sueco Zlatan Ibrahimovic falou esta semana sobre o nível dos seus rivais na principal liga de futebol dos Estados Unidos e do Canadá, a Major League Soccer (MLS), na qual representa o Los …