Centenas manifestam-se contra chegada de ciganos a Roma

Na noite de terça-feira, na zona leste da capital italiana, centenas de pessoas reuniram-se em protesto contra a chegada de famílias ciganas a um centro de acolhimento em Roma.

Garantindo que havia um “clima muito pesado de ódio”, a presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi afirmou ter intervido no protesto, alegadamente organizado por dois grupos de extrema-direita, para “impedir que a situação degenerasse”. “Intervim para proteger os muitos cidadãos honestos daquela área e as 33 crianças”, disse. As famílias foram entretanto alojadas noutro lugar.

Um vídeo publicado pelo jornal La Reppublica mostra os manifestantes a erguerem barricadas para bloquear a entrada no centro a um grupo de 70 ciganos – mais de 30 menores – que ia ser transferido temporariamente para o centro. “Eles têm de morrer à fome”, ouve-se.

As imagens mostram ainda pessoas a pisar comida que se destinava às famílias ciganas. “Vão-se embora, ou saem ou nós matamos-vos“, disse um manifestante, segundo o jornal La Stampa.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, condenou a violência mas reforçou a sua promessa de acabar com os acampamentos de ciganos em Itália. “O objetivo para que estou a trabalhar há meses é não ter nenhum acampamento até ao fim do meu mandato como ministro”, disse à agência de notícias Ansa.

Quando chegou ao poder, em junho de 2018, Salvini sugeriu um recenseamento de ciganos para facilitar a expulsão de estrangeiros em situação irregular. “Os ciganos italianos têm, infelizmente, de ser mantidos em casa”, disse, na altura.

A comunidade cigana de Itália vive na pobreza. Há pelo menos 130 mil, muitos a viver em campos sem licença nos arredores da cidade. Muitos ciganos reclamam que a discriminação dificulta a procura de emprego.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: maior votação em 20 anos. PPE e socialistas juntos sem maioria

A taxa de participação nas eleições europeias, realizadas entre quinta-feira e hoje nos 28  Estados-membros da União Europeia, fixou-se nos 50,5%, a mais elevada dos últimos 20 anos e oito pontos acima do anterior sufrágio. Segundo …

Os anéis de Saturno estão a desaparecer (e a culpa é nossa)

Recentemente, um grupo de cientistas alertou que os anéis de Saturno podem vir a desaparecer devido às futuras explorações humanas.  Exploradores de asteróides e bilionários da tecnologia poderão roubar pedras preciosas do Espaço num futuro próximo, …

Forte tempestade faz reaparecer floresta pré-histórica no Reino Unido

A tempestade Hannah, que levou fortes marés e ventos ao Reino Unido, voltou a trazer à luz restos de árvores de uma floresta pré-histórica com cerca de 4.500 anos. Os vestígios estiveram escondidos durante anos …

PS vence Europeias. BE e PAN sorriem, CDS à espera de confirmar resultado catastrófico

As primeiras projeções aos resultados eleitorais geraram palmas e um ambiente efusivo por parte dos militantes do PS. O CDS é um dos grandes derrotados da noite e o PAN a surpresa. As eleições para …

Conan Osiris vence prémio de mais mal vestido em palco

Não é o prémio que Portugal esperava, mas é um prémio. Conan Osiris venceu o Barbara Dex Award, atribuído ao participante do Festival Eurovisão da Canção que veste a pior indumentária em palco. Conan Osiris é …

O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente).  Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para …

Se chover durante a estadia, esta ilha italiana reembolsa os turistas

Há uma ilha italiana que reembolsa os turistas em aso de chuva. A iniciativa desafia as unidades hoteleiras a reembolsarem os clientes se chover mais de duras horas durante o dia. Se é daquelas pessoas que …

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …