CEiiA apresentou o BE, o carro autónomo português

Foi esta terça-feira apresentado o novo carro autónomo português. O BE foi desenvolvido pela CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto em parceria com a TMG e várias universidades e empresas portuguesas e brasileiras.

O BE é um carro elétrico autónomo, concebido para ser um veículo on-demand, para uso partilhado, com conectividade em tempo real e espera-se que esteja a circular nas estradas em 2019.

“O BE será o primeiro carro autónomo desenhado para ser um veículo on-demand de uso partilhado, podendo ser conduzido de forma automática ou manual”,  afirmou Helena Silva , Diretora Executiva do CEiiA.

“Qualquer utilizador poderá chamar um BE através de uma aplicação no seu telemóvel e este irá busca-lo ou utilizá-lo como estafeta e seguir o percurso de entrega da sua encomenda, com ou sem as mãos no volante, com ou sem motorista”, acrescentou a responsável.

O veículo tem um interior com design à prova de esquecimento de objetos pessoais, de sujidade e de vandalismo e tem um sistema de auto-limpeza após cada utilização dado que foi concebido para ter uso partilhado.

Como carro elétrico, está preparado para ser carregado por indução e está sempre ligado a um sistema de mobilidade, o mobi.me, recebendo e partilhando informação: contabiliza em tempo real emissões de CO2 poupadas, recebe informações de trânsito e de parqueamento, etc.

O ambiente interativo do BE traz possibilidades de customização e expansão quase ilimitadas através de uma plataforma aberta a developers de aplicações.

Para além da CEiiA, estiveram envolvidos neste projeto a TMG, a Inapal Metal, a  Fibrauto, a  GMV,  a Universidade do Minho, o IST – Instituto Superior Técnico, a FEUP -Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Veniam, a EFACEC e o Centi.

Em 2017, o Governo português pretende avançar com a legislação para que seja possível efectuar testes carros autónomos  no nosso país.

B!T

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Alguém acredita nestes gajos?!!? Este carro é só uma coleção de tudo o que se tem ouvido falar em termos de moda.
    A verdade é para ser dita e o CEIIA só serve para “ganhar” financiamentos, produtos é que não faz. Já se esqueceram do Vinci GT https://pt.wikipedia.org/wiki/Vinci_(empresa) e do que não era?!?! Ou do KC390 que pelas contas dos responsáveis do CEIIA deve ser todo feito na “Circunvalação”.

RESPONDER

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …