Homem cego desenvolve “bengala inteligente” que usa Google Maps e sensores

Esta inovação, adaptável a qualquer bengala branca, recorre ao Google Maps e a sensores para ajudar a locomoção de pessoas com deficiências visuais limitadoras.

Na era da Internet das coisas, em que objetos quotidianos como frigoríficos e televisões são conectados à Internet, é de espantar que pessoas com deficiência visual ainda dependam de “bengalas tradicionais”. Pensando nisso, um homem cego na Turquia desenvolveu uma smart-bengala, com conexão à Internet.

A bengala é ligada ao smartphone através de Bluetooth, e dá informações de voz do Google Maps e de assistentes de voz. O cabo da bengala tem pequenas caixas de som para se ouvirem as direções e tem sensores que fazem o equipamento vibrar quando o utilizador se aproxima de obstáculos baixos como galhos de árvores ou placas.

O produto foi desenvolvido pela startup turca WeWalk, que é dirigida por Kursat Ceylan. O empreendedor contou à CNN que o seu objetivo era usar a tecnologia moderna como ferramenta para os deficientes visuais.

“Atualmente falamos sobre carros voadores, mas as pessoas têm usado bengalas tradicionais. Como pessoa cega que sou, quando estou na estação de metro, eu não sei onde fica a saída. Eu não sei qual o autocarro que está a chegar, ou quais lojas estão à minha volta. Este tipo de informação pode ser oferecida pela WeWalk“, diz Ceylan.

“Esta tecnologia aumenta a independência das pessoas com deficiência visual e promove a total participação na sociedade através das suas três características”, lê-se na descrição do produto no site de venda.

A bengala está a ser vendida por 500 dólares. Ela pesa 280g e deteta obstáculos entre 80 centímetros e 2,5 metros. A tecnologia pode ser integrada em qualquer bengala branca tradicional.

Os criadores esperam que no futuro próximo seja possível integrar a WeWalk com aplicações de transporte privado como, por exemplo, a Uber.

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …

Rio de Janeiro anuncia regresso do público aos estádios de futebol

O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro anunciou, esta sexta-feira, o regresso do público aos estádios de futebol da cidade, uma das mais afetados pela covid-19, a partir de outubro. O prefeito Marcelo Crivella …