Homem cego desenvolve “bengala inteligente” que usa Google Maps e sensores

Esta inovação, adaptável a qualquer bengala branca, recorre ao Google Maps e a sensores para ajudar a locomoção de pessoas com deficiências visuais limitadoras.

Na era da Internet das coisas, em que objetos quotidianos como frigoríficos e televisões são conectados à Internet, é de espantar que pessoas com deficiência visual ainda dependam de “bengalas tradicionais”. Pensando nisso, um homem cego na Turquia desenvolveu uma smart-bengala, com conexão à Internet.

A bengala é ligada ao smartphone através de Bluetooth, e dá informações de voz do Google Maps e de assistentes de voz. O cabo da bengala tem pequenas caixas de som para se ouvirem as direções e tem sensores que fazem o equipamento vibrar quando o utilizador se aproxima de obstáculos baixos como galhos de árvores ou placas.

O produto foi desenvolvido pela startup turca WeWalk, que é dirigida por Kursat Ceylan. O empreendedor contou à CNN que o seu objetivo era usar a tecnologia moderna como ferramenta para os deficientes visuais.

“Atualmente falamos sobre carros voadores, mas as pessoas têm usado bengalas tradicionais. Como pessoa cega que sou, quando estou na estação de metro, eu não sei onde fica a saída. Eu não sei qual o autocarro que está a chegar, ou quais lojas estão à minha volta. Este tipo de informação pode ser oferecida pela WeWalk“, diz Ceylan.

“Esta tecnologia aumenta a independência das pessoas com deficiência visual e promove a total participação na sociedade através das suas três características”, lê-se na descrição do produto no site de venda.

A bengala está a ser vendida por 500 dólares. Ela pesa 280g e deteta obstáculos entre 80 centímetros e 2,5 metros. A tecnologia pode ser integrada em qualquer bengala branca tradicional.

Os criadores esperam que no futuro próximo seja possível integrar a WeWalk com aplicações de transporte privado como, por exemplo, a Uber.

PARTILHAR

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …