Rodrigues dos Santos convicto de que CDS vai manter câmaras que lidera

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos

Esta terça-feira, o presidente do CDS-PP traçou como objetivo para as eleições autárquicas ter um “resultado melhor” do que o alcançado em 2017.

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, traçou como objetivo para as eleições autárquicas ter um “resultado melhor” do que o alcançado em 2017 e disse ter “a certeza” de que o partido vai manter as câmaras que lidera.

“E eu estou certo que nas eleições autárquicas de 2021 vamos ter mais autarcas e vamos ter um melhor resultado eleitoral do que tivemos no ano de 2017″, disse Francisco Rodrigues dos Santos na abertura do Conselho Nacional, órgão máximo do partido entre congressos, que está hoje reunido por videoconferência.

Na intervenção que fez a partir da sede nacional, em Lisboa, perante os jornalistas, o líder democrata-cristão disse também estar “absolutamente convicto” de que o CDS vai “manter as seis câmaras” que lidera.

“Eu atrevo-me a dizer que tenho a certeza que vamos manter as seis câmaras do CDS, para que não haja dúvidas relativas a esse assunto”, sublinhou, reiterando que é também objetivo do CDS “retirar a esquerda de poder no maior número de autarquias, aumentar o número de autarcas eleitos do CDS face às eleições de 2017 e reforçar a marca de proximidade do Partido Popular em cada terra”.

O CDS-PP lidera atualmente as câmaras municipais de Velas, Ponte de Lima, Albergaria-a-Velha, Vale de Cambra, Santana e Oliveira do Bairro.

O Conselho Nacional do CDS-PP esteve reunido esta noite para ara discutir e votar as contas de 2020, bem como os primeiros acordos de coligação para as eleições autárquicas.

Indicando estar “muito confiante” de que o partido vai atingir o objetivo de “ter mais autarcas eleitos do que em 2017”, o líder disse que “na noite das eleições autárquicas vai fazer uma avaliação do resultado”.

No seu discurso inicial, proferido perante os jornalistas a partir da sede do CDS-PP, em Lisboa, destacou que o partido “combate a esquerda” e sabe “dialogar com o centro e com a direita” e que “este primeiro conjunto de coligações” é “precisamente fruto deste compromisso”.

“Portugal precisa hoje de uma alternativa saudável e forte ao PS e de uma clara atitude de oposição e firme à sua quase hegemonia no poder local”, frisou, acrescentando que “foi em diálogo com os parceiros tradicionais” que o CDS construiu “projetos autárquicos capazes de afirmar o partido nas autarquias locais, com protagonistas que respondam às necessidades das populações” e apresentará “programas reformistas que visem desenvolver economica e socialmente o país em cada um dos concelhos”.

Questionado sobre a candidatura do deputado João Almeida (e que também foi candidato à liderança do partido) à Câmara Municipal de São João da Madeira, em coligação com o PSD, Rodrigues dos Santos disse que todos os candidatos “são tratados com o máximo apoio, disponibilidade e afetação de meios por parte da direção” e explicou que as coligações só são submetidas à aprovação dos conselheiros nacionais depois de “as formalidade estarem todas preenchidas”, inclusivamente que o acordo de coligação esteja assinado.

Por isso, a ratificação das coligações autárquicas é um processo que não se faz “num só golpe” mas “de forma faseada”, havendo necessidade de o Conselho Nacional se reunir mais vezes.

Questionado também sobre a notícia da revista Sábado que dá conta de que terá pedido à sua direção, na reunião da Comissão Política de segunda-feira, para “cerrar os dentes” e terá dito que “não há solução” para o CDS, Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que o que é dito nos órgãos do partido não deveria ser publicado na imprensa e que as suas palavras estão “manifestamente descontextualizadas”.

“É óbvio que o CDS é um partido que tem uma solução muito forte de futuro” e que “está em crescimento”, afirmou o presidente centrista, apontando que não manda “recados de fora para dentro” nem fala “em ‘off'” e que acredita “na unidade do partido”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …