/

Cavalo petrificado e ainda com arnês descoberto em Pompeia

Cesare Abbate / EPA

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou restos petrificados de cavalos e selas durante escavações numa área que funcionou como o estábulo de uma antiga vivenda nos subúrbios de Pompeia, em Itália. O local foi soterrado com a erupção do vulcão Vesúvio no ano 79.

O chefe do parque arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, afirmou à agência de notícias italiana ANSA que a moradia pertenceu a um oficial militar de alta patente, provavelmente um general, durante os tempos romanos antigos.

Os restos dos acessórios de montaria encontrados indicam que se tratava de um tipo de sela utilizado por militares, e os ornamentos eram típicos de desfiles. Um dos animais carregava adereços luxuosos de bronze. Para a equipa de arqueólogos, esta é uma descoberta de “rara importância“.

Os cavalos, que os arqueólogos acreditam ser de raça pura, estavam provavelmente prontos para deixar o local quando foram surpreendidos pela enorme erupção vulcânica. Como estavam presos no estábulo, os animais não foram capazes de fugir.

“A intervenção revelou uma série de cómodos de uma grande vivenda suburbana excecionalmente bem conservada (…). Um dos cómodos foi identificado como um estábulo da propriedade, onde foi possíveis criar [cavalos] de puro-sangue”, sendo possível encontrar “o contorno de um cavalo completo e as pernas de um segundo animal foram identificadas”, pode ler-se na página oficial do Parque Arqueológico de Pompeia.

Segundo Osanna, cinzas vulcânicas ou névoas efervescentes originadas pela erupção acabaram por matar os cavalos. A vivenda onde os animais foram encontrados possuía vista para o golfo de Nápoles e para a ilha de Capri. A área chegou a ser escavada no início do século XX, mas foi soterrada de novo logo de seguida.

A emissora britânica BBC avança que no mesmo local foram também encontrados outros objetos como pipas de vinho, fornos e frescos. Esta última descoberta surgiu durante uma escavação num estábulo do terreno, explicou Ossana.

Osanna adiantou ainda que 2 milhões de euros serão concedidos para que os arqueólogos continuem a escavar o local. O início teve início há apenas alguns meses, depois de as autoridades lançarem uma série de ações para travar os saquadores que faziam escavações clandestinas no local.

No fim de novembro, o Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne“, entre as ruínas da antiga cidade. O achado foi também identificado junto de uma casa rica.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. Desde então, a cidade transformou-se num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atração turística de Itália.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.