Cavalo petrificado e ainda com arnês descoberto em Pompeia

Cesare Abbate / EPA

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou restos petrificados de cavalos e selas durante escavações numa área que funcionou como o estábulo de uma antiga vivenda nos subúrbios de Pompeia, em Itália. O local foi soterrado com a erupção do vulcão Vesúvio no ano 79.

O chefe do parque arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, afirmou à agência de notícias italiana ANSA que a moradia pertenceu a um oficial militar de alta patente, provavelmente um general, durante os tempos romanos antigos.

Os restos dos acessórios de montaria encontrados indicam que se tratava de um tipo de sela utilizado por militares, e os ornamentos eram típicos de desfiles. Um dos animais carregava adereços luxuosos de bronze. Para a equipa de arqueólogos, esta é uma descoberta de “rara importância“.

Os cavalos, que os arqueólogos acreditam ser de raça pura, estavam provavelmente prontos para deixar o local quando foram surpreendidos pela enorme erupção vulcânica. Como estavam presos no estábulo, os animais não foram capazes de fugir.

“A intervenção revelou uma série de cómodos de uma grande vivenda suburbana excecionalmente bem conservada (…). Um dos cómodos foi identificado como um estábulo da propriedade, onde foi possíveis criar [cavalos] de puro-sangue”, sendo possível encontrar “o contorno de um cavalo completo e as pernas de um segundo animal foram identificadas”, pode ler-se na página oficial do Parque Arqueológico de Pompeia.

Segundo Osanna, cinzas vulcânicas ou névoas efervescentes originadas pela erupção acabaram por matar os cavalos. A vivenda onde os animais foram encontrados possuía vista para o golfo de Nápoles e para a ilha de Capri. A área chegou a ser escavada no início do século XX, mas foi soterrada de novo logo de seguida.

A emissora britânica BBC avança que no mesmo local foram também encontrados outros objetos como pipas de vinho, fornos e frescos. Esta última descoberta surgiu durante uma escavação num estábulo do terreno, explicou Ossana.

Osanna adiantou ainda que 2 milhões de euros serão concedidos para que os arqueólogos continuem a escavar o local. O início teve início há apenas alguns meses, depois de as autoridades lançarem uma série de ações para travar os saquadores que faziam escavações clandestinas no local.

No fim de novembro, o Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne“, entre as ruínas da antiga cidade. O achado foi também identificado junto de uma casa rica.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. Desde então, a cidade transformou-se num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atração turística de Itália.

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …