Cavalo petrificado e ainda com arnês descoberto em Pompeia

Cesare Abbate / EPA

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou restos petrificados de cavalos e selas durante escavações numa área que funcionou como o estábulo de uma antiga vivenda nos subúrbios de Pompeia, em Itália. O local foi soterrado com a erupção do vulcão Vesúvio no ano 79.

O chefe do parque arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, afirmou à agência de notícias italiana ANSA que a moradia pertenceu a um oficial militar de alta patente, provavelmente um general, durante os tempos romanos antigos.

Os restos dos acessórios de montaria encontrados indicam que se tratava de um tipo de sela utilizado por militares, e os ornamentos eram típicos de desfiles. Um dos animais carregava adereços luxuosos de bronze. Para a equipa de arqueólogos, esta é uma descoberta de “rara importância“.

Os cavalos, que os arqueólogos acreditam ser de raça pura, estavam provavelmente prontos para deixar o local quando foram surpreendidos pela enorme erupção vulcânica. Como estavam presos no estábulo, os animais não foram capazes de fugir.

“A intervenção revelou uma série de cómodos de uma grande vivenda suburbana excecionalmente bem conservada (…). Um dos cómodos foi identificado como um estábulo da propriedade, onde foi possíveis criar [cavalos] de puro-sangue”, sendo possível encontrar “o contorno de um cavalo completo e as pernas de um segundo animal foram identificadas”, pode ler-se na página oficial do Parque Arqueológico de Pompeia.

Segundo Osanna, cinzas vulcânicas ou névoas efervescentes originadas pela erupção acabaram por matar os cavalos. A vivenda onde os animais foram encontrados possuía vista para o golfo de Nápoles e para a ilha de Capri. A área chegou a ser escavada no início do século XX, mas foi soterrada de novo logo de seguida.

A emissora britânica BBC avança que no mesmo local foram também encontrados outros objetos como pipas de vinho, fornos e frescos. Esta última descoberta surgiu durante uma escavação num estábulo do terreno, explicou Ossana.

Osanna adiantou ainda que 2 milhões de euros serão concedidos para que os arqueólogos continuem a escavar o local. O início teve início há apenas alguns meses, depois de as autoridades lançarem uma série de ações para travar os saquadores que faziam escavações clandestinas no local.

No fim de novembro, o Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne“, entre as ruínas da antiga cidade. O achado foi também identificado junto de uma casa rica.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. Desde então, a cidade transformou-se num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atração turística de Itália.

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …