Cavalo petrificado e ainda com arnês descoberto em Pompeia

Cesare Abbate / EPA

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou restos petrificados de cavalos e selas durante escavações numa área que funcionou como o estábulo de uma antiga vivenda nos subúrbios de Pompeia, em Itália. O local foi soterrado com a erupção do vulcão Vesúvio no ano 79.

O chefe do parque arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, afirmou à agência de notícias italiana ANSA que a moradia pertenceu a um oficial militar de alta patente, provavelmente um general, durante os tempos romanos antigos.

Os restos dos acessórios de montaria encontrados indicam que se tratava de um tipo de sela utilizado por militares, e os ornamentos eram típicos de desfiles. Um dos animais carregava adereços luxuosos de bronze. Para a equipa de arqueólogos, esta é uma descoberta de “rara importância“.

Os cavalos, que os arqueólogos acreditam ser de raça pura, estavam provavelmente prontos para deixar o local quando foram surpreendidos pela enorme erupção vulcânica. Como estavam presos no estábulo, os animais não foram capazes de fugir.

“A intervenção revelou uma série de cómodos de uma grande vivenda suburbana excecionalmente bem conservada (…). Um dos cómodos foi identificado como um estábulo da propriedade, onde foi possíveis criar [cavalos] de puro-sangue”, sendo possível encontrar “o contorno de um cavalo completo e as pernas de um segundo animal foram identificadas”, pode ler-se na página oficial do Parque Arqueológico de Pompeia.

Segundo Osanna, cinzas vulcânicas ou névoas efervescentes originadas pela erupção acabaram por matar os cavalos. A vivenda onde os animais foram encontrados possuía vista para o golfo de Nápoles e para a ilha de Capri. A área chegou a ser escavada no início do século XX, mas foi soterrada de novo logo de seguida.

A emissora britânica BBC avança que no mesmo local foram também encontrados outros objetos como pipas de vinho, fornos e frescos. Esta última descoberta surgiu durante uma escavação num estábulo do terreno, explicou Ossana.

Osanna adiantou ainda que 2 milhões de euros serão concedidos para que os arqueólogos continuem a escavar o local. O início teve início há apenas alguns meses, depois de as autoridades lançarem uma série de ações para travar os saquadores que faziam escavações clandestinas no local.

No fim de novembro, o Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne“, entre as ruínas da antiga cidade. O achado foi também identificado junto de uma casa rica.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. Desde então, a cidade transformou-se num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atração turística de Itália.

PARTILHAR

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …