Descoberto em Pompeia fresco erótico do mito de Leda e o Cisne (e é quase um milagre)

Cesare Abbate / Parco Archeologico di Pompei

Fresco do mito grego “Leda e o Cisne” encontrado em Pompeia.

O Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne”, entre as ruínas da antiga cidade romana, localizada em frente ao golfo de Nápoles, em Itália.

A descoberta foi feita na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, e o fresco foi encontrado perto da entrada de uma casa rica, numa das principais ruas da antiga Pompeia.

Os arqueólogos acreditam que terá decorado o quarto de algum endinheirado da cidade romana, possivelmente um comerciante.

“Leda e o Cisne” é um dos mitos mais marcantes da mitologia grega, tendo inspirado diversos artistas renascentistas italianos, nomeadamente Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tintoretto, bem como muitos artesãos e poetas ao longo dos séculos.

Segundo a mitologia, Leda, mulher de Tíndaro de Esparta, passeava junto ao rio Eurotas quando foi seduzida ou violada – conforme a versão que se conta – por um cisne que era, afinal, Zeus camuflado.

Leda pôs, então, dois ovos, dos quais nasceram quatro filhos – Helena de Tróia e Pólux, que seriam filhos de Zeus, e Castor e Clitemnestra, considerados filhos de Tíndaro.

Os quatro filhos de Leda são também figuras relevantes da mitologia grega. Helena seria uma das mais belas mulheres da Grécia antiga, casando com Menelau, rei de Esparta, e sendo apontada como a causadora da guerra de Tróia. Clitemnestra é outra mulher icónica da mitologia grega. E Castor e Pólux eram considerados gémeos, apesar de supostamente terem pais diferentes, sendo descritos como Dioscuri, ou seja, filhos de Zeus. Todavia, se Pólux era imortal como Zeus, Castor era mortal como Leda.

“Único e excepcional”

A pintura foi encontrada no dormitório de uma casa, enquanto se levavam a cabo “trabalhos de remodelação das frentes de escavação”, como explica o director do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, citado pela agência italiana Ansa.

Osanna sublinha tratar-se de uma descoberta “única e excepcional”.

No fresco, muito explícito e cheio de cores, vê-se Leda sentada com o cisne ao colo, e o seu olhar parece dirigir-se aos que cruzavam a porta para entrar no quarto desta casa de Pompeia.

“O retrato de Leda é extremamente particular e diferente de todos os descobertos até agora noutras casas”, frisa Osanna, notando que “este mito nunca tinha sido encontrado com esta iconografia tão sensual“.

Na mesma área, já tinha sido encontrado outro fresco erótico, ilustrando Priapo, o deus da fertilidade dos romanos, no momento em que pesava o seu pénis.

Mas o fresco de Leda está em muito melhor estado e os arqueólogos falam num quase milagre, destacando a “altíssima qualidade” da sua condição e surpreendidos por a lava do Monte Vesúvio, que mergulhou Pompeia nas cinzas, não ter destruído as suas cores vivas.

O Parque Arqueológico de Pompeia vai, agora, avaliar com os técnicos e a direcção geral de arqueologia a possibilidade de transportar o fresco para um lugar onde se possa garantir a sua protecção e a exposição ao público.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vale a pena visitar Pompeia! Para apreciar pinturas e mosaicos a CASA DOS IRMÃOS VETTII é «obrigatória»!
    Até a propaganda eleitoral, em que um dos candidatos apresentava como virtude ser «apoiado por um bordel»

  2. E pensar que de tempos em tempos tudo volta acontecer simplesmente porque o homem está mais preocupado com seus prazeres na cama do que com sua própria vida ou dos familiares.
    Se parecem para escutar a natureza teriam migrado para regiões mais seguras!
    A arte é belíssima, e prefiro ficar distante de Pompéia!!!!

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …