Descoberto em Pompeia fresco erótico do mito de Leda e o Cisne (e é quase um milagre)

Cesare Abbate / Parco Archeologico di Pompei

Fresco do mito grego “Leda e o Cisne” encontrado em Pompeia.

O Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne”, entre as ruínas da antiga cidade romana, localizada em frente ao golfo de Nápoles, em Itália.

A descoberta foi feita na Via do Vesúvio, na área arqueológica definida como Regio V, e o fresco foi encontrado perto da entrada de uma casa rica, numa das principais ruas da antiga Pompeia.

Os arqueólogos acreditam que terá decorado o quarto de algum endinheirado da cidade romana, possivelmente um comerciante.

“Leda e o Cisne” é um dos mitos mais marcantes da mitologia grega, tendo inspirado diversos artistas renascentistas italianos, nomeadamente Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tintoretto, bem como muitos artesãos e poetas ao longo dos séculos.

Segundo a mitologia, Leda, mulher de Tíndaro de Esparta, passeava junto ao rio Eurotas quando foi seduzida ou violada – conforme a versão que se conta – por um cisne que era, afinal, Zeus camuflado.

Leda pôs, então, dois ovos, dos quais nasceram quatro filhos – Helena de Tróia e Pólux, que seriam filhos de Zeus, e Castor e Clitemnestra, considerados filhos de Tíndaro.

Os quatro filhos de Leda são também figuras relevantes da mitologia grega. Helena seria uma das mais belas mulheres da Grécia antiga, casando com Menelau, rei de Esparta, e sendo apontada como a causadora da guerra de Tróia. Clitemnestra é outra mulher icónica da mitologia grega. E Castor e Pólux eram considerados gémeos, apesar de supostamente terem pais diferentes, sendo descritos como Dioscuri, ou seja, filhos de Zeus. Todavia, se Pólux era imortal como Zeus, Castor era mortal como Leda.

“Único e excepcional”

A pintura foi encontrada no dormitório de uma casa, enquanto se levavam a cabo “trabalhos de remodelação das frentes de escavação”, como explica o director do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, citado pela agência italiana Ansa.

Osanna sublinha tratar-se de uma descoberta “única e excepcional”.

No fresco, muito explícito e cheio de cores, vê-se Leda sentada com o cisne ao colo, e o seu olhar parece dirigir-se aos que cruzavam a porta para entrar no quarto desta casa de Pompeia.

“O retrato de Leda é extremamente particular e diferente de todos os descobertos até agora noutras casas”, frisa Osanna, notando que “este mito nunca tinha sido encontrado com esta iconografia tão sensual“.

Na mesma área, já tinha sido encontrado outro fresco erótico, ilustrando Priapo, o deus da fertilidade dos romanos, no momento em que pesava o seu pénis.

Mas o fresco de Leda está em muito melhor estado e os arqueólogos falam num quase milagre, destacando a “altíssima qualidade” da sua condição e surpreendidos por a lava do Monte Vesúvio, que mergulhou Pompeia nas cinzas, não ter destruído as suas cores vivas.

O Parque Arqueológico de Pompeia vai, agora, avaliar com os técnicos e a direcção geral de arqueologia a possibilidade de transportar o fresco para um lugar onde se possa garantir a sua protecção e a exposição ao público.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vale a pena visitar Pompeia! Para apreciar pinturas e mosaicos a CASA DOS IRMÃOS VETTII é «obrigatória»!
    Até a propaganda eleitoral, em que um dos candidatos apresentava como virtude ser «apoiado por um bordel»

  2. E pensar que de tempos em tempos tudo volta acontecer simplesmente porque o homem está mais preocupado com seus prazeres na cama do que com sua própria vida ou dos familiares.
    Se parecem para escutar a natureza teriam migrado para regiões mais seguras!
    A arte é belíssima, e prefiro ficar distante de Pompéia!!!!

RESPONDER

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …