Cavaco Silva diz que crescimento em 2015 pode chegar aos 2%

1

presidencia.pt

-

O Presidente da República afirmou esta segunda-feira que a taxa de crescimento da economia portuguesa em 2015 poderá ser de 2% devido à quebra do preço do petróleo e à depreciação do euro.

“Em 2014, o crescimento económico foi de 0,9 %, sendo que a previsão para 2015 é de 1,5 %. Contudo, a recente quebra do preço do petróleo e a depreciação do euro poderão conduzir a uma revisão em alta da taxa de crescimento para 2015, para valores em torno de 2%“, disse Aníbal Cavaco Silva, em Paris, perante o conselho da OCDE.

O Presidente da República foi hoje o primeiro chefe de Estado português a realizar uma visita oficial à sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), organismo do qual Portugal faz parte, em Paris.

Num discurso otimista sobre a situação da economia nacional, Cavaco Silva disse ainda que para 2015 a previsão do Governo português é que o país tenha um défice orçamental abaixo dos 3% e, se tal ocorrer, “o país sairá do procedimento de défice excessivo. (…) Um ajustamento orçamental desta magnitude representa um esforço de grandes proporções”.

O Presidente da República referiu que com a conclusão do programa de ajustamento os juros da dívida pública nacional têm vindo a reduzir-se para “mínimos históricos”.

“Apesar de a dívida pública ainda atingir cerca de cerca de 129% do Produto Interno Bruto (PIB), prevê-se que a redução do rácio da dívida tenha início já em 2015”, sustentou o Presidente da República perante o órgão mais importante da OCDE.

Elogiando os relatórios elaborados pela OCDE como tendo um papel muito relevante ao permitirem “uma avaliação independente das políticas públicas e reformas estruturais”, Cavaco Silva não se referiu ao relatório de 9 de Março segundo o qual a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico continuava a apontar para uma desaceleração da melhoria da atividade económica em Portugal.

Segundo os indicadores compósitos da OCDE, Portugal voltou a recuar duas centésimas em janeiro, face a dezembro, para 101,27 pontos, acima do nível 100 que marca a média de longo prazo e acima da média dos países da zona euro, que progrediu 11 centésimas para 100,7 pontos.

Contudo, o Presidente da República lembrou aos elementos do conselho da OCDE que os últimos quatro anos foram “particularmente difíceis” para o país sujeito a um programa de assistência económica e financeira, mas sublinhou a recuperação da credibilidade e do acesso aos mercados.

“A economia portuguesa apresenta-se mais competitiva, sustentável e integrada na economia global”, afirmou.

O Presidente da República, que realiza uma visita de dois dias a Paris, encontra-se ainda esta segunda-feira com representantes da comunidade portuguesa.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.