Cavaco Silva diz que crescimento em 2015 pode chegar aos 2%

presidencia.pt

-

O Presidente da República afirmou esta segunda-feira que a taxa de crescimento da economia portuguesa em 2015 poderá ser de 2% devido à quebra do preço do petróleo e à depreciação do euro.

“Em 2014, o crescimento económico foi de 0,9 %, sendo que a previsão para 2015 é de 1,5 %. Contudo, a recente quebra do preço do petróleo e a depreciação do euro poderão conduzir a uma revisão em alta da taxa de crescimento para 2015, para valores em torno de 2%“, disse Aníbal Cavaco Silva, em Paris, perante o conselho da OCDE.

O Presidente da República foi hoje o primeiro chefe de Estado português a realizar uma visita oficial à sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), organismo do qual Portugal faz parte, em Paris.

Num discurso otimista sobre a situação da economia nacional, Cavaco Silva disse ainda que para 2015 a previsão do Governo português é que o país tenha um défice orçamental abaixo dos 3% e, se tal ocorrer, “o país sairá do procedimento de défice excessivo. (…) Um ajustamento orçamental desta magnitude representa um esforço de grandes proporções”.

O Presidente da República referiu que com a conclusão do programa de ajustamento os juros da dívida pública nacional têm vindo a reduzir-se para “mínimos históricos”.

“Apesar de a dívida pública ainda atingir cerca de cerca de 129% do Produto Interno Bruto (PIB), prevê-se que a redução do rácio da dívida tenha início já em 2015”, sustentou o Presidente da República perante o órgão mais importante da OCDE.

Elogiando os relatórios elaborados pela OCDE como tendo um papel muito relevante ao permitirem “uma avaliação independente das políticas públicas e reformas estruturais”, Cavaco Silva não se referiu ao relatório de 9 de Março segundo o qual a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico continuava a apontar para uma desaceleração da melhoria da atividade económica em Portugal.

Segundo os indicadores compósitos da OCDE, Portugal voltou a recuar duas centésimas em janeiro, face a dezembro, para 101,27 pontos, acima do nível 100 que marca a média de longo prazo e acima da média dos países da zona euro, que progrediu 11 centésimas para 100,7 pontos.

Contudo, o Presidente da República lembrou aos elementos do conselho da OCDE que os últimos quatro anos foram “particularmente difíceis” para o país sujeito a um programa de assistência económica e financeira, mas sublinhou a recuperação da credibilidade e do acesso aos mercados.

“A economia portuguesa apresenta-se mais competitiva, sustentável e integrada na economia global”, afirmou.

O Presidente da República, que realiza uma visita de dois dias a Paris, encontra-se ainda esta segunda-feira com representantes da comunidade portuguesa.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …