Descoberta a causa da extinção das preguiças gigantes da América do Sul

(dr) Alex McClelland / Universidade de Bournemouth

Um grupo de cientistas confirmou que o homem teve uma influência direta na extinção dos animais gigantes há 12 mil anos no que é hoje a América do Sul.

Em 2000, foram encontradas num sítio arqueológico Campo Laborde, na Argentina, partes do esqueleto de uma preguiça terrestre gigante – Megatherium americanum -, fósseis com entre 9.700 e 6.750 anos de um animal que media cerca de três metros de altura e pesava mais de quatro toneladas.

Posteriormente, a equipa dirigida pelo arqueólogo Gustavo Politis, do Instituto de Investigações Arqueológicas e Paleontológicas do Quaternário Pampeano da Argentina, analisou o achado com resina XAD-2, uma tecnologia de purificação mais sofisticada que separa a parte orgânica dos ossos dos elementos inorgânicos.

Os resultados desta última análise revelaram que os restos do esqueleto tinham 12.600 anos de idade. Isto significa que este espécime morreu durante o final do Pleistoceno Superior, tal como cerca de 90% de todos os grandes animais em continentes sem gelo, com exceção da África.

Estudos anteriores sugeriram que os seres humanos e os efeitos do clima poderiam ter causado o desaparecimento da megafauna na América do Sul, mas as causas e a dinâmica da extinção destas espécies gigantes eram difíceis de determinar – até agora.

Neste caso, fragmentos de ferramentas de pedra também foram encontrados com os quais se presume que os caçadores mataram e esfolaram o animal, de acordo com o estudo publicado na revista Science Advances.

Embora nesta parte do mundo os fósseis de preguiças terrestres gigantescas sejam abundantes, os especialistas enfatizam que o Campo Laborde é o único lugar confirmado onde os massacres desta espécie teriam ocorrido nas Américas.

Os investigadores também apontam que o homem contribuiu para a rápida extinção da megafauna sul-americana, dado que o lapso de tempo entre a chegada dos humanos àquela região (há 14.500 anos) e o desaparecimento dos animais gigantes mostra que “apenas” demorou cerca de dois mil anos.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …