Se a Catalunha se tornar independente, Messi sai a custo zero

Até agora sabia-se que o novo acordo de Lionel Messi vincula o futebolista ao Barcelona até junho de 2021 e que a sua estratosférica clausula de rescisão é de mais de 700 milhões de euros.

A estrela argentina pode sair do Barcelona a custo zero se a comunidade autónoma da Cataunha se independentizar de Espanha e o clube fique impedido de competir numa das ligas de elite da Europa, revelou o jornal espanhol El Mundo.

Messi impôs esta condição na última renovação do milionário contrato assinado em novembro do último ano.

Nesse acordo, o futebolista pôs como cláusula que continuará no clube – inclusive depois de uma hipotética independência catalã – apenas se o Barcelona for aceite para competir na Bundesliga (Alemanha), na Premier League (de Inglaterra), ou na Ligue 1 (em França).

Se a secessão da Catalunha chegar a concretizar-se, o Barcelona ficaria fora da La Liga, já que a legislação espanhola o impediria.

Dessa forma, se depois da independência, o Barça não pudesse ser integrado em nenhuma das melhores ligas do continente, Messi ficaria automaticamente livre de obrigações para com o clube, e poderia abandonar o clube sem pagar a cláusula de rescisão fixada em 700 milhões de euros.

“O Barcelona assume que o Messi ficaria livre e interpreta este acordo como um gesto de compromisso do avançado”, assinala o El Mundo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, o Barcelona reza diariamente para a Catalunha não ser independente… mesmo quando os seus adeptos gritam pela independência.
    Esta treta da independência da Catalunha é até ao momento a maior palhaçada do presente século. Se fosse catalão estava envergonhado. Se fosse espanhol estava atónito. Como sou português assobio para o lado.

  2. No caso de independência da Catalunha quem terá mais a perder no futuro caso Madrid procure hostilizar os catalães em vez de procurar laços de amizade e consenso entre as partes, será mesmo a Espanha que mais tarde terá que acabar por ceder ao orgulho colonialista até hoje imposto.

RESPONDER

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …