O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

(dr) Hong Kong Disneyland Resort

O novo castelo da Disneyland em Hong Kong

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias.

Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. Além dos tantos lucros conquistados e do aparecimento de novas personagens, destaca-se também a promoção de novos valores, entre os quais a diversidade.

Prova disso mesmo, segundo conta a cadeia televisiva CNN, é o Castelo dos Sonhos Mágicos recentemente construído na Disneyland de Hong Kong, que teve em conta muitas das personagens femininas dos filmes.

Ao contrário dos tradicionais castelos da Cinderela e da Bela Adormecida, que foram inspirados no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, este novo castelo representa não apenas uma, mas mais de uma dezena de ‘princesas’ da Disney.

De acordo com a estação norte-americana, a nova estrutura foi construída no já existente Castelo da Bela Adormecida, peça central do parque temático de Hong Kong desde a sua inauguração, em 2005. Como tal, a princesa Aurora ainda continua a ter um lugar especial no novo castelo.

A diferença, no entanto, é que as restantes 12 torres do edifício também prestam a sua homenagem a outras personagens como, por exemplo, a guerreira Mulan e a índia nativa americana Pocahontas.

A diversidade também se reflete na própria arquitetura pois, além das tradicionais torres inspiradas no palácio alemão, o castelo apresenta cúpulas rosas e douradas, que fazem lembrar outros cantos do mundo.

“Estamos a tentar chegar a diferentes partes do mundo, por isso não podemos focar-nos apenas num grupo, numa princesa ou num local”, disse Hilcia Pena, arquiteta sénior da Walt Disney Imagineering (WDI).

“As nossas histórias continuam a crescer e continuamos a aprender mais coisas sobre as diferentes culturas à volta do globo. Então, como é que colocamos isso nos edifícios e nas histórias que tentamos contar?”, questionou.

No interior do castelo também é possível encontrar estátuas de bronze de cada uma destas personagens, que procuram dar força ao reposicionamento da Disney ao longo dos últimos anos relativamente à igualdade de género.

“Em vez de as retratar de uma forma muito submissa, quisemos retratá-las (a todas) como mulheres poderosas através de uma pose muito mais cativante”, explicou também Amanda Chiu, produtora da WDI Ásia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …