O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

(dr) Hong Kong Disneyland Resort

O novo castelo da Disneyland em Hong Kong

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias.

Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. Além dos tantos lucros conquistados e do aparecimento de novas personagens, destaca-se também a promoção de novos valores, entre os quais a diversidade.

Prova disso mesmo, segundo conta a cadeia televisiva CNN, é o Castelo dos Sonhos Mágicos recentemente construído na Disneyland de Hong Kong, que teve em conta muitas das personagens femininas dos filmes.

Ao contrário dos tradicionais castelos da Cinderela e da Bela Adormecida, que foram inspirados no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, este novo castelo representa não apenas uma, mas mais de uma dezena de ‘princesas’ da Disney.

De acordo com a estação norte-americana, a nova estrutura foi construída no já existente Castelo da Bela Adormecida, peça central do parque temático de Hong Kong desde a sua inauguração, em 2005. Como tal, a princesa Aurora ainda continua a ter um lugar especial no novo castelo.

A diferença, no entanto, é que as restantes 12 torres do edifício também prestam a sua homenagem a outras personagens como, por exemplo, a guerreira Mulan e a índia nativa americana Pocahontas.

A diversidade também se reflete na própria arquitetura pois, além das tradicionais torres inspiradas no palácio alemão, o castelo apresenta cúpulas rosas e douradas, que fazem lembrar outros cantos do mundo.

“Estamos a tentar chegar a diferentes partes do mundo, por isso não podemos focar-nos apenas num grupo, numa princesa ou num local”, disse Hilcia Pena, arquiteta sénior da Walt Disney Imagineering (WDI).

“As nossas histórias continuam a crescer e continuamos a aprender mais coisas sobre as diferentes culturas à volta do globo. Então, como é que colocamos isso nos edifícios e nas histórias que tentamos contar?”, questionou.

No interior do castelo também é possível encontrar estátuas de bronze de cada uma destas personagens, que procuram dar força ao reposicionamento da Disney ao longo dos últimos anos relativamente à igualdade de género.

“Em vez de as retratar de uma forma muito submissa, quisemos retratá-las (a todas) como mulheres poderosas através de uma pose muito mais cativante”, explicou também Amanda Chiu, produtora da WDI Ásia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …