Castelo de Paiva dá 750 euros aos novos pais do município

O incentivo à natalidade em Castelo de Paiva, apresentado esta semana, vai apoiar os novos nascimentos com a atribuição de vales até 750 euros destinados à aquisição de produtos para bebés no comércio local.

“Temos problemas no âmbito demográfico que precisam de ser trabalhados com ações objetivas e responsáveis”, explicou o presidente da Câmara, Gonçalo Rocha.

Para o autarca socialista, a medida é “relevante para combater o preocupante desequilíbrio demográfico” no concelho.

O incentivo foi apresentado numa sessão pública realizada nos Paços do Concelho, presidida pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.

A medida prevê a atribuição de vales de 150 euros, de seis em seis meses, ao longo de dois anos, até perfazer 750 euros. Com os vales, os agregados familiares podem adquirir produtos no comércio local, nos oito estabelecimentos aderentes.

São abrangidos pela medida os agregados com rendimentos até cerca de 15 mil euros, o que, segundo Gonçalo Rocha, permite também ajudar famílias da classe média.

“Alargamos a ação e chegamos à classe média para darmos um sinal de que estamos ao lado dessas famílias”, explicou.

Segundo estimativa dos serviços sociais da câmara, poderão beneficiar do incentivo à natalidade cerca de 65% dos nascimentos no concelho.

Fraldas, leite, biberões, carrinhos e cadeira para bebé, boiões de fruta e roupas são alguns dos produtos que poderão ser adquiridos com o saldo dos vales atribuídos pela autarquia.

“Apoiamos as pessoas e as famílias e vamos ao encontro dos produtos essenciais para o nascimento e crescimento da criança”, disse Gonçalo Rocha.

Outro objetivo do incentivo, destacou ainda o presidente, é ajudar a economia local.

“O apoio que damos fica aqui no nosso concelho. Chamamos todos os agentes económicos do concelho para participar nestas medidas”, assinalou.

A propósito, recordou o esforço nas medidas sociais, como o apoio aos transportes de doentes, o cheque farmácia e os livros escolares, entre outras, apesar de o Município continuar a pagar um serviço de dívida de cerca de dois milhões de euros por ano.

“A gestão financeira do município é delicada e difícil. Isto não é fácil, exige criatividade esforço e rigor. E um esforço para estarmos ao lado das pessoas”, disse.

Por seu turno, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade elogiou a medida da Câmara de Castelo de Paiva, nomeadamente o facto de também beneficiar a classe média, recordando que aquela região do país é das que mais tem sofrido com a crise económica.

“É um apoio generoso do Município e queria saudá-lo aqui”, afirmou, concluindo: “É este tipo de iniciativa que precisamos por todo o país”.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …