Caso Maddie: Ingleses procuram no Algarve homem que atacou outras crianças

findmadeleine.com

Maddie McCann

Maddie McCann

A polícia que está a investigar o desaparecimento de Madeleine Mcann está a procura de um homem que terá atacado outras cinco crianças britânicas enquanto estas se encontravam de férias com a família no Algarve.

A polícia britânica, que hoje lançou um apelo “por informações adicionais” que ajudem à localização da criança inglesa desaparecida na Aldeia da Luz, em Maio de 2007, adianta, numa informação disponibilizada online, que durante as investigações foi identificados “doze crimes potencialmente ligados que ocorreram entre 2004 e 2010”.

Segundo a polícia, a maioria dos crimes ocorreu durante a época baixa de turismo, quando um intruso terá entrado em casas de verão ocupadas por famílias inglesas.

“Em quatro casos, ocorridos entre 2004 e 2006, o homem cometeu agressões de natureza sexual a cinco raparigas, com idades entre 7 e 10 anos, enquanto estavam na cama. Numa dessas ocasiões, agrediu duas miúdas na mesma casa”, adianta a polícia.

Semelhanças com o caso Maddie

Os polícias britânicos que lideram a Operação Grange, que investigam o desaparecimento de Madeleine Mcann, adiantam que em cada um destes casos há muitos aspectos semelhantes ao desaparecimento da criança inglesa.

“Na maior parte dos casos não houve indícios de entrada forçada na propriedade, nada foi levado, e o intruso surgiu ao início da madrugada, entre as 02:00 e as 05:00“, escreve a polícia.

Desses doze delitos, quatro ocorreram no Carvoeiro, seis no Vale da Parra, zona da Praia da Galé, e dois na Praia da Luz.

Testemunhas descreveram o homem [intruso] como tendo pele bronzeada, cabelos escuros curtos e desalinhados. Falava inglês com sotaque estrangeiro, aparecia por vezes em tronco nu e outras com uma camisa de cor vermelho escuro e evidenciava uma barriga protuberante.

“Precisamos determinar a identidade desse homem“, disse hoje Andy Redwood, o inspector principal da investigação.

“Estes delitos são bastante graves e ninguém foi formalmente acusado. Também precisamos eliminar esse homem das nossas investigações e verificar se esses delitos têm ligação com o desaparecimento de Madeleine”, acrescentou.

Por isso, apelou para que quem tenha sido vítima de crime semelhante fale com a polícia britânica “mesmo que já tenha reportado o incidente à polícia em Portugal ou em qualquer outro país”.

“Embora alguns desses delitos já estivessem anteriormente no domínio público, em consequência do apelo que fizemos em Outubro, foram-nos reportados outros três como resultado directo deste apelo. Cremos que um desses relatos foi o primeiro na potencial série”, reforçou.

A polícia britânica lembra que após o apelo feito no ano passado foram recebidas 5.000 chamadas que geraram novas informações e sublinha que a investigação continua.

“Ainda precisamos de estabelecer a identidade de um homem que foi visto por três testemunhas a carregar uma criança cuja descrição se encaixa com a de Madeleine, na direcção da praia ou de áreas da cidade por volta das 22:00 da noite em que Madeleine desapareceu”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …