Casanova pode ter mentido sobre as suas conquistas amorosas

O célebre libertino e aventureiro italiano Giacomo Casanova pode ter exagerado no verdadeiro número das suas conquistas amorosa. Além disso, pode ter mentido sobre o facto de padecer de gonorreia.

Giacomo Casanova nasceu em Veneza em 1725 e definia-se como um libertino, um grande aventureiro, escritor, diplomata, bibliotecário e agente secreto italiano, dedicando grande parte do seu tempo ao sexo.

O homem assegura nas suas memórias que dormiu com 122 mulheres. De facto, este número significaria uma probabilidade de ser contagiado com gonorreia – uma doença sexualmente transmissível conhecida desde a Idade Média. Casanova descreve pelo menos quatro ocasiões em que foi afetado por essa doença.

Para verificar isso, um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Milão, Itália, examinou os seus diários manuscritos entre 1789 e 1798 em busca de vestígios das bactérias da gonorreia.

Para isso, explica a investigação citada no The Times, submeteram os trabalhos a uma análise química por eletroforense, uma técnica para separar moléculas com base na sua mobilidade em um campo elétrico.

A investigação, conduzida por Pier Giorgio Righetti, especialista de renome mundial neste campo, não forneceram nenhuma evidência da doença, embora tenha revelado a presença de sulfeto de mercúrio no manuscrito. Nos tempos de Casanova, o composto químico, que é tóxico para o organismo foi usada para tratar a gonorreia, embora não completamente eficaz para superar a doença.

Os cientistas concluem que, ou o autor das memórias mentiu sobre essa condição para que o alegado número de amantes parecesse mais credível, ou de alguma forma conseguiu curar-se completamente.

Portanto, Casanova era alguém “curado, saudável e muito imaginativo”, explicou o Gleb Zilberstein. A medicação rudimentar poderia ter afetado a saúde mental do autor do manuscrito. “Os compostos com mercúrio pode levar a distúrbios mentais”, disse, recordando que “nos últimos anos de sua vida, Casanova pensou em suicídio”, de modo que “provavelmente a causa terá sido um transtorno mental, como resultado do uso de drogas baseado em mercúrio”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …