Casanova pode ter mentido sobre as suas conquistas amorosas

O célebre libertino e aventureiro italiano Giacomo Casanova pode ter exagerado no verdadeiro número das suas conquistas amorosa. Além disso, pode ter mentido sobre o facto de padecer de gonorreia.

Giacomo Casanova nasceu em Veneza em 1725 e definia-se como um libertino, um grande aventureiro, escritor, diplomata, bibliotecário e agente secreto italiano, dedicando grande parte do seu tempo ao sexo.

O homem assegura nas suas memórias que dormiu com 122 mulheres. De facto, este número significaria uma probabilidade de ser contagiado com gonorreia – uma doença sexualmente transmissível conhecida desde a Idade Média. Casanova descreve pelo menos quatro ocasiões em que foi afetado por essa doença.

Para verificar isso, um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Milão, Itália, examinou os seus diários manuscritos entre 1789 e 1798 em busca de vestígios das bactérias da gonorreia.

Para isso, explica a investigação citada no The Times, submeteram os trabalhos a uma análise química por eletroforense, uma técnica para separar moléculas com base na sua mobilidade em um campo elétrico.

A investigação, conduzida por Pier Giorgio Righetti, especialista de renome mundial neste campo, não forneceram nenhuma evidência da doença, embora tenha revelado a presença de sulfeto de mercúrio no manuscrito. Nos tempos de Casanova, o composto químico, que é tóxico para o organismo foi usada para tratar a gonorreia, embora não completamente eficaz para superar a doença.

Os cientistas concluem que, ou o autor das memórias mentiu sobre essa condição para que o alegado número de amantes parecesse mais credível, ou de alguma forma conseguiu curar-se completamente.

Portanto, Casanova era alguém “curado, saudável e muito imaginativo”, explicou o Gleb Zilberstein. A medicação rudimentar poderia ter afetado a saúde mental do autor do manuscrito. “Os compostos com mercúrio pode levar a distúrbios mentais”, disse, recordando que “nos últimos anos de sua vida, Casanova pensou em suicídio”, de modo que “provavelmente a causa terá sido um transtorno mental, como resultado do uso de drogas baseado em mercúrio”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …