Casanova pode ter mentido sobre as suas conquistas amorosas

O célebre libertino e aventureiro italiano Giacomo Casanova pode ter exagerado no verdadeiro número das suas conquistas amorosa. Além disso, pode ter mentido sobre o facto de padecer de gonorreia.

Giacomo Casanova nasceu em Veneza em 1725 e definia-se como um libertino, um grande aventureiro, escritor, diplomata, bibliotecário e agente secreto italiano, dedicando grande parte do seu tempo ao sexo.

O homem assegura nas suas memórias que dormiu com 122 mulheres. De facto, este número significaria uma probabilidade de ser contagiado com gonorreia – uma doença sexualmente transmissível conhecida desde a Idade Média. Casanova descreve pelo menos quatro ocasiões em que foi afetado por essa doença.

Para verificar isso, um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Milão, Itália, examinou os seus diários manuscritos entre 1789 e 1798 em busca de vestígios das bactérias da gonorreia.

Para isso, explica a investigação citada no The Times, submeteram os trabalhos a uma análise química por eletroforense, uma técnica para separar moléculas com base na sua mobilidade em um campo elétrico.

A investigação, conduzida por Pier Giorgio Righetti, especialista de renome mundial neste campo, não forneceram nenhuma evidência da doença, embora tenha revelado a presença de sulfeto de mercúrio no manuscrito. Nos tempos de Casanova, o composto químico, que é tóxico para o organismo foi usada para tratar a gonorreia, embora não completamente eficaz para superar a doença.

Os cientistas concluem que, ou o autor das memórias mentiu sobre essa condição para que o alegado número de amantes parecesse mais credível, ou de alguma forma conseguiu curar-se completamente.

Portanto, Casanova era alguém “curado, saudável e muito imaginativo”, explicou o Gleb Zilberstein. A medicação rudimentar poderia ter afetado a saúde mental do autor do manuscrito. “Os compostos com mercúrio pode levar a distúrbios mentais”, disse, recordando que “nos últimos anos de sua vida, Casanova pensou em suicídio”, de modo que “provavelmente a causa terá sido um transtorno mental, como resultado do uso de drogas baseado em mercúrio”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …