Casanova pode ter mentido sobre as suas conquistas amorosas

O célebre libertino e aventureiro italiano Giacomo Casanova pode ter exagerado no verdadeiro número das suas conquistas amorosa. Além disso, pode ter mentido sobre o facto de padecer de gonorreia.

Giacomo Casanova nasceu em Veneza em 1725 e definia-se como um libertino, um grande aventureiro, escritor, diplomata, bibliotecário e agente secreto italiano, dedicando grande parte do seu tempo ao sexo.

O homem assegura nas suas memórias que dormiu com 122 mulheres. De facto, este número significaria uma probabilidade de ser contagiado com gonorreia – uma doença sexualmente transmissível conhecida desde a Idade Média. Casanova descreve pelo menos quatro ocasiões em que foi afetado por essa doença.

Para verificar isso, um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Milão, Itália, examinou os seus diários manuscritos entre 1789 e 1798 em busca de vestígios das bactérias da gonorreia.

Para isso, explica a investigação citada no The Times, submeteram os trabalhos a uma análise química por eletroforense, uma técnica para separar moléculas com base na sua mobilidade em um campo elétrico.

A investigação, conduzida por Pier Giorgio Righetti, especialista de renome mundial neste campo, não forneceram nenhuma evidência da doença, embora tenha revelado a presença de sulfeto de mercúrio no manuscrito. Nos tempos de Casanova, o composto químico, que é tóxico para o organismo foi usada para tratar a gonorreia, embora não completamente eficaz para superar a doença.

Os cientistas concluem que, ou o autor das memórias mentiu sobre essa condição para que o alegado número de amantes parecesse mais credível, ou de alguma forma conseguiu curar-se completamente.

Portanto, Casanova era alguém “curado, saudável e muito imaginativo”, explicou o Gleb Zilberstein. A medicação rudimentar poderia ter afetado a saúde mental do autor do manuscrito. “Os compostos com mercúrio pode levar a distúrbios mentais”, disse, recordando que “nos últimos anos de sua vida, Casanova pensou em suicídio”, de modo que “provavelmente a causa terá sido um transtorno mental, como resultado do uso de drogas baseado em mercúrio”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …