Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar perto do meio milhão de euros no mesmo leilão.

A leiloeira Julien’s anunciou o leilão do casaco que o vocalista dos Nirvana usou no concerto acústico que ficou na história do rock: “Um casaco verde vintage usado por Kurt Cobain durante o concerto dos Nirvana MTV Unplugged, em 1993. O casaco da marca Manhattan é uma mistura de acrílico, mohair e licra com fecho de cinco botões (falta um botão) e dois bolsos exteriores, um buraco de queimadura e com descoloração perto do bolso esquerdo e do bolso direito. Tamanho médio. (…) Base de licitação: 50 mil dólares (45 mil euros). Estimativa de venda: 200 mil a 300 mil dólares (180 mil a 270 mil euros).”

Esta é a segunda vez em quatro anos que a despretensiosa peça de roupa vai a leilão. Em 2015, foi comprada por um investidor (e também fã da banda) por 125 mil euros, muito acima da estimativa inicial de 50 mil euros.

A 25 de outubro, dia do leilão, o casaco deverá obliterar este valor e aproximar-se do preço de um apartamento em Lisboa.

O casaco, oferecido por Courtney Love, viúva de Cobain, à ama da filha de ambos, nunca foi à máquina de lavar. “É muito importante que não seja lavado”, disse à revista Rolling Stone Darren Julien, da leiloeira, citado pela Visão. “As manchas continuam lá. Há até queimaduras de cigarro visíveis”. A peça tem sido guardada num cofre, dentro de um saco de tecido especial, para o proteger da humidade.

No mesmo leilão vai ser licitada uma das seis guitarras Mustang feitas à medida para Kurt Cobain – esta é uma das usadas durante o tour que se seguiu ao lançamento do álbum In Utero. A guitarra de canhoto, azul celeste, tem uma base de licitação de 75 mil dólares (68 mil euros), com uma estimativa de venda entre 300 mil e 500 mil dólares (270 mil a 450 mil euros).

“A memorabilia de rock tornou-se um investimento”, comentou Darren Julien. “Não é apenas um mercado de colecionadores. A pessoa que comprou o casaco em 2015 viu aqui uma oportunidade de investimento. Agora, porque temos estado a atingir preços-recorde para o Kurt Cobain, as pessoas começam a vender. Chamo a isto o novo mercado da arte.”

Nascido em Washington, Kurt Cobain ficou conhecido como vocalista dos Nirvana e inventor do estilo “Grunge”. O cantor acabaria por se suicidar em 1994, deixando uma filha e um legado musical para trás.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …