Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar perto do meio milhão de euros no mesmo leilão.

A leiloeira Julien’s anunciou o leilão do casaco que o vocalista dos Nirvana usou no concerto acústico que ficou na história do rock: “Um casaco verde vintage usado por Kurt Cobain durante o concerto dos Nirvana MTV Unplugged, em 1993. O casaco da marca Manhattan é uma mistura de acrílico, mohair e licra com fecho de cinco botões (falta um botão) e dois bolsos exteriores, um buraco de queimadura e com descoloração perto do bolso esquerdo e do bolso direito. Tamanho médio. (…) Base de licitação: 50 mil dólares (45 mil euros). Estimativa de venda: 200 mil a 300 mil dólares (180 mil a 270 mil euros).”

Esta é a segunda vez em quatro anos que a despretensiosa peça de roupa vai a leilão. Em 2015, foi comprada por um investidor (e também fã da banda) por 125 mil euros, muito acima da estimativa inicial de 50 mil euros.

A 25 de outubro, dia do leilão, o casaco deverá obliterar este valor e aproximar-se do preço de um apartamento em Lisboa.

O casaco, oferecido por Courtney Love, viúva de Cobain, à ama da filha de ambos, nunca foi à máquina de lavar. “É muito importante que não seja lavado”, disse à revista Rolling Stone Darren Julien, da leiloeira, citado pela Visão. “As manchas continuam lá. Há até queimaduras de cigarro visíveis”. A peça tem sido guardada num cofre, dentro de um saco de tecido especial, para o proteger da humidade.

No mesmo leilão vai ser licitada uma das seis guitarras Mustang feitas à medida para Kurt Cobain – esta é uma das usadas durante o tour que se seguiu ao lançamento do álbum In Utero. A guitarra de canhoto, azul celeste, tem uma base de licitação de 75 mil dólares (68 mil euros), com uma estimativa de venda entre 300 mil e 500 mil dólares (270 mil a 450 mil euros).

“A memorabilia de rock tornou-se um investimento”, comentou Darren Julien. “Não é apenas um mercado de colecionadores. A pessoa que comprou o casaco em 2015 viu aqui uma oportunidade de investimento. Agora, porque temos estado a atingir preços-recorde para o Kurt Cobain, as pessoas começam a vender. Chamo a isto o novo mercado da arte.”

Nascido em Washington, Kurt Cobain ficou conhecido como vocalista dos Nirvana e inventor do estilo “Grunge”. O cantor acabaria por se suicidar em 1994, deixando uma filha e um legado musical para trás.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …