Esta terça-feira, a casa de câmbios de criptomoedas Youbit faliu como consequência de um ataque informático, no qual hackers roubaram 17% do total de ativos virtuais dos clientes.
No site, a Youbit, casa sul-coreana de câmbios de criptomoedas, revelou que sofreu um ataque de pirataria informática às 04:35 locais, sem avançar o valor das criptomoedas que foram subtraídas.
A Youbit não se alongou nas explicações mas um representante da empresa, em declarações à agência coreana Yonhap, garantiu que “para minimizar os danos dos nossos clientes, vamos permitir-lhes retirar aproximadamente 75% do saldo”.
Os restantes ativos virtuais estavam guardados numa “pasta fria”, um termo que se refere ao armazenamento de uma reserva de criptomoedas num lugar sem ligação à rede, e não correram nenhum perigo.
A Youbit, antes conhecida como Yapizon, sofreu um outro ataque no passado mês de abril, no qual os hackers roubaram criptomoedas no valor de 5,07 milhões de dólares, aproximadamente 4,30 milhões de euros, segundo informou a imprensa local.
As moedas virtuais transformaram-se num meio comum de pagamento e um enorme ativo de investimento no Japão e na Coreia do Sul.
O roubo de moedas na Youbit acontece dias depois de a agência de espionagem sul-coreana afirmar que a Coreia do Norte estava por trás dos ataques contra as casas de câmbio de criptomoedas deste ano no país.
// EFE