Casa da Coruja. Disney revela primeira protagonista bissexual do canal

Disney

Casa da Coruja, a série de desenhos animados que estreou nos Estados Unidos em janeiro, fez história ao apresentar a primeira protagonista bissexual da Disney. A série, exibida no Disney Channel, foi criada por Dana Terrace e animada pelas Rough Draft Korea, Sunmin Image Pictures e a Sugarcube Animation.

A série conta a história de Luz, uma adolescente de 14 anos que acidentalmente se depara com um portal para um mundo mágico. Apesar de não ter poderes, Luz persegue o sonho de se tornar uma bruxa, servindo como aprendiz de Eda na Casa da Coruja.

Durante a primeira temporada, Luz mostrou que se sente atraída por personagens masculinos, contudo, nos últimos dois episódios, é explorada uma relação entre ela e outra personagem feminina, Amity. É ainda revelado que Amity convida Luz para o Grom, a versão do Baile de Finalistas do mundo mágico, onde, posteriormente, dançam juntas.

Apesar de a Disney não ter comentado a orientação sexual da protagonista, a criadora da série falou abertamente sobre querer pôr “crianças queer” no elenco principal.

Dana Terrace revelou também que quando recebeu “sinal verde” para desenvolver a série, um líder da Disney disse-lhe que “não podia colocar nenhum relacionamento gay ou bi no canal”. No entanto Terrace conseguiu o apoio dos superiores hierárquicos dessa pessoa.

O post no Twitter deixa evidente o desejo da criadora em fazer protagonistas não heteronormativos e também a bissexualidade da Luz. “Eu sou bi! Quero escrever sobre uma personagem bi. Por sorte, a minha teimosia funcionou e agora eu tenho muito apoio dos atuais líderes da Disney”.

O posicionamento da criadora da Casa da Coruja foi ainda elogiado por Alex Hirsch, o criador da série Gravity Falls, que Dana Terrace ajudou a produzir.

“Quando eu fiz o Gravity Falls, a Disney proibiu-me de fazer qualquer representação LGBTQ+. Aparentemente, o lugar ‘mais feliz do planeta’ significava ‘mais hétero’. Mas hoje, graças a Dana Terrace e à sua equipa, há protagonistas queer explícitos dentro da Disney. Estou muito orgulho e feliz.” Apesar de tudo, a vontade de Hirsch triunfou, tornando Gravity Falls na primeira série da Disney com um casal gay.

Embora a Disney seja caracterizada pelas suas políticas conservadoras, não é a primeira vez que o canal inclui personagens LGBT+ nas suas séries, tendo incluído uma personagem abertamente gay na série Andi Mack. Também a Pixar, subsidiária da empresa, mostrou a primeira personagem lésbica no filme de animação Bora Lá, além de lançar Sair, uma curta-metragem inteiramente focada no tema.

PARTILHAR

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …