Casa com três mil anos da Idade do Ferro descoberta em Atenas

1

Thorikos Archaeological Project Gent-Göttingen

Canto da parede e dobradiça da porta da casa da Idade do Ferro, em Ática

Casa mais antiga da Idade do Ferro foi desenterrada em Ática. Descoberta pode ajudar a desvendar mistérios relativos à vida na Grécia há três mil anos atrás.

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Gottingen, na Grécia, desenterrou a casa mais antiga da Idade do Ferro, em Atenas, segundo um comunicado de imprensa emitido na passada sexta-feira.

A descoberta é especialmente surpreendente porque, uma vez que esta é a primeira estrutura de construção da Idade do Ferro encontrada em Ática — região histórica que engloba a cidade de Atenas —, pode proporcionar uma nova perspetiva da vida na Grécia há três mil anos atrás.

A aldeia em que a casa foi descoberta, que fica a 60 quilómetros de Atenas, abriga túmulos da civilização micénica, bem como casas, postos de comércio e até um teatro, que remetem ao século VIII a.C, segundo o Interesting Engineering.

Agora, uma investigação prolongada sob a alçada do Projeto Arqueológico Thorikos Gent-Gottingen de um canto do que, em 2019, aparentava ser um túmulo, descobriu a habitação, que remete aos séculos IX e X a.C.

A casa, que tem sido estudada no decorrer do ano passado, tem cinco a seis divisões. O quarto/sala maior tinha várias pedras, indicando que poderia ser, na verdade, um pátio.

A análise das características inorgânicas e orgânicas das rochas provou que a casa foi habitada há quase três mil anos.

Além disso, a estrutura da casa e a disposição das divisões indicam a presença de uma civilização desenvolvida ou uma estrutura social bem estabelecida.

A descoberta é vista como um grande passo para desvendar as ‘pontas soltas’ relativas à Idade do Ferro e à sua importância na história da Grécia.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.