Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, em parte, pela resistência dos ovens em aderir à vacinação.

Segundo a CNBC, os Estados Unidos da América podem não cumprir com o objetivo traçado por Joe Biden no início de Maio: vacinar com pelo menos uma dose 70% da sua população até 4 de Julho (uma data simbólica por se tratar de um feriado nacional, que celebra o Dia da Independência dos EUA), apontado pela atual Administração como dia de regresso à normalidade.

Em declarações aos jornalistas, Jeff Zients adiantou que serão necessárias “algumas semanas extra” para atingir a meta delineada, em parte, devido ao atraso no processo de vacinação no grupo etário entre os 18 e os 26 anos.

“A realidade é que muitos jovens americanos sentiram que a covid-19 não era algo com impacto na sua vida, pelo que têm sentido menos urgência em vacinar-se”, explica o coordenador da resposta norte-americana à pandemia.

O responsável destacou ainda a crescente expansão da variante Delta no país, lembrando que nos restantes territórios os jovens foram dos principais afetados. “É mais importante do que nunca que se vacinem”.

O apelo surge numa altura em que os pedidos de agendamento para vacinação têm registado uma descida expressiva, gerando preocupação na comunidade científica.

Os receios relacionados com a variante Delta surgem numa altura em que muitos americanos começam a preparar as férias de Verão, sendo o feriado de 4 de Junho considerado o arranque “não oficial” da época.

Sobre esta efeméride, Jeff Zients afirmou que este será um Verão de “alegria e de liberdade”. “Este é um motivo de celebração e é isso mesmo que os americanos poderão fazer: celebrar a independência do vírus.”

De forma a evitar possíveis surtos de larga escala, Joe Biden aconselhou os norte-americanos a organizarem pequenas celebrações. Nos jardins da Casa Branca, o presidente irá receber mais de mil militares e trabalhadores essenciais.

Biden visita Carolina do Norte para apelar à vacinação

A 4 de Maio, Joe Biden anunciou que as duas principais metas no combate à pandemia (no que à vacinação diz respeito) seriam a vacinação completa de 160 milhões de americanos e 70% da população com pelo menos uma inoculação.

Segundo os números mais recentes adiantados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), 65% da população adulta norte-americana está vacinada com uma dose da vacina, enquanto que 56% está já imunizada na totalidade.

No que concerne aos indivíduos com 30 ou mais anos, 70% têm pelo menos uma dose, sendo que, nas perspetivas da Casa Branca, o mesmo deve acontecer já a 4 de Julho na faixa etária dos 27 anos.

Segundo o The News & Observer, esta quinta-feira Joe Biden deverá deslocar-se até à Carolina do Norte, numa viagem que tem como principal objetivo incentivar à vacinação naquele estado — onde os números são substancialmente mais baixos do que no restante território norte-americano.

Neste estado e segundo dados revelados pelo respetivo departamento de saúde e serviços humanos, apenas 55% dos adultos foram imunizados com uma dose de vacinas. Caso o ritmo de vacinação se mantenha, a Carolina do Norte não deverá atingir as metas estabelecidas por Joe Biden antes de Novembro.

Esta é, de resto, uma tendência registada nos estados localizados no sul do país, a qual os especialistas justificam com a influência de ideologias políticas.

Nas Eleições Presidenciais de 2020, os melhores resultados do Partido Republicano foram registados precisamente em estados do sul (como é o caso da Carolina do Norte, Flórida ou Texas) onde muitos políticos locais são frequentemente a fonte de teorias da conspiração relacionadas com efeitos secundários das vacinas.

RM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …