Casa Branca nomeia Mark Esper secretário da Defesa

O Pentágono anunciou esta segunda-feira que o secretário da Defesa em exercício nos EUA, Mark Esper, foi oficialmente nomeado para o cargo pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Mark Esper vai submeter-se na terça-feira a uma audiência de ratificação no Senado. Esper tornou-se chefe do Pentágono de forma interina em 18 de junho depois de Donald Trump anunciar que o seu antecessor no posto, Patrick Shanahan, decidiu não se submeter ao escrutínio do Senado após assumir o cargo de forma provisória desde 1 de janeiro, após a saída de Jim Mattis em dezembro.

De acordo com o próprio Shanahan, a sua decisão foi tomada porque não querer expor a sua família a um julgamento público. Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas uma investigação do FBI ao passado de Shanahan atrasou o processo de nomeação. Shanahan desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol.

Nascido em 1964, Mark Esper formou-se em Ciências na Academia Militar de West Point, aos 23 anos, antes de ingressar no Exército como oficial de infantaria, o que o levou a participar da primeira Guerra do Golfo.

Depois de uma longa carreira nos setores público e privado, em novembro de 2017, Esper juntou-se ao Pentágono como secretário das Forças Armadas para administrar os recursos e preparar os 1,4 milhões de soldados que fazem parte do Exército.

Uma vez oficialmente nomeado pela Casa Branca e apesar de estar atualmente a exercer funções como chefe do Pentágono, Esper deve regressar ao seu posto como secretário das Forças Armadas até ser confirmado no cargo.

Enquanto isso, será o secretário da Marinha, Richard Spencer, que, por ser o mais alto funcionário na Defesa, assumirá o lugar, tornando-se no terceiro chefe do Pentágono este ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Migrantes a bordo do Open Arms atiram-se ao mar

As mais recentes imagens divulgadas na tarde deste domingo pela Associated Press mostram que alguns dos migrantes a bordo do barco Open Arms que se encontra ao largo de Lampedusa se estão a atirar ao …

Crise energética acaba à meia-noite

Cerca de doze horas depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado, uma semana após o arranque, o final da greve, o primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética …

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …