Casa Branca nomeia Mark Esper secretário da Defesa

O Pentágono anunciou esta segunda-feira que o secretário da Defesa em exercício nos EUA, Mark Esper, foi oficialmente nomeado para o cargo pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Mark Esper vai submeter-se na terça-feira a uma audiência de ratificação no Senado. Esper tornou-se chefe do Pentágono de forma interina em 18 de junho depois de Donald Trump anunciar que o seu antecessor no posto, Patrick Shanahan, decidiu não se submeter ao escrutínio do Senado após assumir o cargo de forma provisória desde 1 de janeiro, após a saída de Jim Mattis em dezembro.

De acordo com o próprio Shanahan, a sua decisão foi tomada porque não querer expor a sua família a um julgamento público. Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas uma investigação do FBI ao passado de Shanahan atrasou o processo de nomeação. Shanahan desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol.

Nascido em 1964, Mark Esper formou-se em Ciências na Academia Militar de West Point, aos 23 anos, antes de ingressar no Exército como oficial de infantaria, o que o levou a participar da primeira Guerra do Golfo.

Depois de uma longa carreira nos setores público e privado, em novembro de 2017, Esper juntou-se ao Pentágono como secretário das Forças Armadas para administrar os recursos e preparar os 1,4 milhões de soldados que fazem parte do Exército.

Uma vez oficialmente nomeado pela Casa Branca e apesar de estar atualmente a exercer funções como chefe do Pentágono, Esper deve regressar ao seu posto como secretário das Forças Armadas até ser confirmado no cargo.

Enquanto isso, será o secretário da Marinha, Richard Spencer, que, por ser o mais alto funcionário na Defesa, assumirá o lugar, tornando-se no terceiro chefe do Pentágono este ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …