Família constrói casa nos Açores que se alimenta do sol e da chuva

Eduardo Costa / Lusa

Ricardo Pereira e Mafalda Fernandes vivem com o filho Joaquim numa casa de 45 metros quadrados que está “desligada da rede”, em Fenais da Luz, na Ilha de São Miguel

A casa situada nos Fenais da Luz, no concelho de Ponta Delgada, abriga Ricardo Pereira, Mafalda Fernandes, o filho de 3 anos, o Pi e Branca, dois cães resgatados, e a gata Bebé.

Ricardo, Mafalda e o filho Joaquim vivem numa casa que se alimenta do sol e da chuva, desde 15 de dezembro de 2018. A habitação autónoma tem 45 metros quadrados e é rodeada por um terreno de 960 metros quadrados.

A casa móvel tem três módulos de 15 metros quadrados cada um, assentes em dois atrelados de vacas. O módulo da direita alberga dois quartos, o da esquerda a casa de banho e a cozinha, e a sala fica no do meio. Para a construção da casa e dos móveis, usaram madeiras locais, como acácia, metrosídero e criptoméria.

O espaço é alimentado por 12 painéis fotovoltaicos de 3,3 kilowatts (kw) e um sistema de armazenamento de energia feito com baterias de carros elétricos recicladas, de 10,8 kw.

Não estamos ligados à rede, nem de água, nem de eletricidade. Nós não somos fundamentalistas do ‘off the grid’ (‘fora da rede’), estamos assim porque não temos outro remédio”, explica Ricardo Pereira à Lusa.

A água que consomem vem da chuva e é tratada por um sistema com contador, que filtra os químicos, bactérias e vírus, e faz a esterilização. “Chegamos a ter 1500 litros este verão e, com estas chuvadas, já temos os tanques cheios”, refere Ricardo.

Em anos de seca, como o de 2018, em que “estava tudo seco; o milho não cresceu; foram pelo menos quatro meses sem chuva”, chamam-se bombeiros para encher os tanques. “É como as pessoas fazem com as piscinas” e o problema fica resolvido por 50 euros.

Têm ainda uma horta, que esperam que um dia seja uma agrofloresta, seguindo um modelo de permacultura. Para adubar a horta, têm um sistema de compostagem de lixo orgânico e outro para as fezes.

Foram para a ilha de São Miguel em 2013, altura em que Portugal estava mergulhado na crise, depois de Mafalda ser convidada para trabalhar numa unidade de turismo rural.

A ideia de construir uma casa de raiz, que fosse autónoma, surgiu por “necessidade”, porque aquela era a única forma que tinham de estar naquele terreno, já que fica numa zona florestal, onde não é permitida a construção.

Através de vídeos do YouTube, livros que encontravam na Internet, bem como com o apoio de amigos e de pessoas que nem sequer conheciam, Ricardo e Mafalda construíram a casa e todo o sistema que a abastece.

“Habituamo-nos a ter tudo de mão beijada, a ter tudo quando queremos. Para combater esta questão climática e melhorarmos a nossa relação com a natureza, é passarmos a viver com a natureza e não da natureza”, esclarece Ricardo.

Até hoje, incluindo o valor do terreno, investiram 50 mil euros. Falta construir o sofá, aumentar o sistema fotovoltaico para permitir carregar um segundo carro elétrico e começar a produzir o próprio gás, com o biodigestor que já compraram.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …