Família constrói casa nos Açores que se alimenta do sol e da chuva

Eduardo Costa / Lusa

Ricardo Pereira e Mafalda Fernandes vivem com o filho Joaquim numa casa de 45 metros quadrados que está “desligada da rede”, em Fenais da Luz, na Ilha de São Miguel

A casa situada nos Fenais da Luz, no concelho de Ponta Delgada, abriga Ricardo Pereira, Mafalda Fernandes, o filho de 3 anos, o Pi e Branca, dois cães resgatados, e a gata Bebé.

Ricardo, Mafalda e o filho Joaquim vivem numa casa que se alimenta do sol e da chuva, desde 15 de dezembro de 2018. A habitação autónoma tem 45 metros quadrados e é rodeada por um terreno de 960 metros quadrados.

A casa móvel tem três módulos de 15 metros quadrados cada um, assentes em dois atrelados de vacas. O módulo da direita alberga dois quartos, o da esquerda a casa de banho e a cozinha, e a sala fica no do meio. Para a construção da casa e dos móveis, usaram madeiras locais, como acácia, metrosídero e criptoméria.

O espaço é alimentado por 12 painéis fotovoltaicos de 3,3 kilowatts (kw) e um sistema de armazenamento de energia feito com baterias de carros elétricos recicladas, de 10,8 kw.

Não estamos ligados à rede, nem de água, nem de eletricidade. Nós não somos fundamentalistas do ‘off the grid’ (‘fora da rede’), estamos assim porque não temos outro remédio”, explica Ricardo Pereira à Lusa.

A água que consomem vem da chuva e é tratada por um sistema com contador, que filtra os químicos, bactérias e vírus, e faz a esterilização. “Chegamos a ter 1500 litros este verão e, com estas chuvadas, já temos os tanques cheios”, refere Ricardo.

Em anos de seca, como o de 2018, em que “estava tudo seco; o milho não cresceu; foram pelo menos quatro meses sem chuva”, chamam-se bombeiros para encher os tanques. “É como as pessoas fazem com as piscinas” e o problema fica resolvido por 50 euros.

Têm ainda uma horta, que esperam que um dia seja uma agrofloresta, seguindo um modelo de permacultura. Para adubar a horta, têm um sistema de compostagem de lixo orgânico e outro para as fezes.

Foram para a ilha de São Miguel em 2013, altura em que Portugal estava mergulhado na crise, depois de Mafalda ser convidada para trabalhar numa unidade de turismo rural.

A ideia de construir uma casa de raiz, que fosse autónoma, surgiu por “necessidade”, porque aquela era a única forma que tinham de estar naquele terreno, já que fica numa zona florestal, onde não é permitida a construção.

Através de vídeos do YouTube, livros que encontravam na Internet, bem como com o apoio de amigos e de pessoas que nem sequer conheciam, Ricardo e Mafalda construíram a casa e todo o sistema que a abastece.

“Habituamo-nos a ter tudo de mão beijada, a ter tudo quando queremos. Para combater esta questão climática e melhorarmos a nossa relação com a natureza, é passarmos a viver com a natureza e não da natureza”, esclarece Ricardo.

Até hoje, incluindo o valor do terreno, investiram 50 mil euros. Falta construir o sofá, aumentar o sistema fotovoltaico para permitir carregar um segundo carro elétrico e começar a produzir o próprio gás, com o biodigestor que já compraram.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …