/

“Mina de ouro”. A carteira de uma mãe pode esconder perigos para as crianças

Mães e pais ocupados geralmente enchem as suas malas com todos os objetos que a sua família poderá precisar ao longo do dia. Porém, isso cria um campo minado de riscos de asfixia e envenenamento para bebés e crianças.

Uma bolsa ou mochila pode conter uma mistura de medicamentos e suplementos, cosméticos, desinfetante para as mãos, doces, moedas e outros objetos que atraem as mãos pequenas, o que pode levar a acidentes – às vezes, mortais.

“Todas as crianças são exploradores curiosos”, disse Eric Owen Tyler, pediatra e membro do conselho executivo do capítulo da Academia Americana de Pediatria (AAP), citado pelo WebMD. “A carteira da mãe é como uma mina de ouro.”

Tyler disse que, ao longo da sua carreira, já viu crianças que engoliram suplementos de ferro ou analgésicos, que podem danificar os rins e o fígado ou causar overdoses fatais. Alguns até tomaram pílulas anticoncepcionais.

Num dos casos – “ficou realmente comigo”, desabafou Tyler -, uma criança de dois anos ingeriu os medicamentos para o coração da avó. A criança morreu sete dias depois.

Mesmo quando os pais estão atentos ao armazenamento seguro de medicamentos em casa, as malas podem ser negligenciadas. Segundo Tyler, as malas são enchidas e esvaziadas constantemente e trocadas regularmente e os pais podem perder a noção do que deixam lá dentro.

“Algo que se ouve muito é: Esqueci-me que estava lá”, disse Elizabeth Murray, médica pediátrica de emergência do Centro Médico da Universidade de Rochester.

Manter as malas longe de mãos curiosas é a aposta mais segura. Mas também existem formas mais sábias de embalá-las. “Queremos sempre que os remédios fiquem num recipiente à prova de crianças em que vieram”, disse.

Murray aconselhou ainda usar os vários compartimentos da bolsa. Se uma criança souber que o seu lanche estão sempre num local específico, os pais não devem colocar nesse local todos os outros objetos que podem representar um perigo para a criança.

Os medicamentos são um risco óbvio para os mais jovens. No entanto, as malas contêm outros riscos menos aparentes. Os cosméticos – principalmente esmaltes, produtos para os cabelos e cuidados com a pele – podem chamar a atenção das crianças e ser engolidos ou colocados nos olhos.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.