Cartão vermelho para os políticos. Nenhum se safa no “teste do algodão”

3

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa (E)

A vida não vai tranquila para os políticos portugueses que recebem, maioritariamente, avaliações negativas dos portugueses na última sondagem realizada. Marcelo Rebelo de Sousa ainda é o que se safa melhor das críticas.

Mas até o Presidente da República está em queda na sondagem realizada pela Aximage para TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

Marcelo Rebelo de Sousa recebe 44% de avaliações positivas, mas as críticas negativas sobem 7 pontos percentuais para os 34%. Apesar disso, continua em terreno favorável.

Piores resultados tem o primeiro-ministro António Costa que recebe 52% de avaliações negativas e apenas 30% positivas.

A sondagem revela também que existe maior confiança no Presidente da República (46%) do que no primeiro-ministro. E 76% dos inquiridos consideram que Marcelo deveria ser mais exigente com o Governo.

Pizarro e Galamba são os piores ministros

A avaliação do Governo no seu todo é 56% negativa e apenas 25% dos participantes na sondagem consideram que é positiva.

Entre os cinco ministros avaliados na sondagem, os da Saúde e das Infraestruturas, Manuel Pizarro e João Galamba, têm os piores resultados.

Pizarro tem uma queda de 42% e recebe apenas 17% de avaliações positivas contra 59% negativas.

Galamba tem somente 12% de avaliações positivas e 59% negativas.

Fernando Medina, o titular da pasta das Finanças, aparece no terceiro lugar dos ministros mais criticados, com 52% de avaliação negativa e 23% positiva.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, está na linha de água, com um empate entre as avaliações negativas e as positivas nos 29%.

E Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, é a que tem melhores resultados, com uma avaliação positiva de 32%, apesar de uma descida ligeira relativamente à sondagem de Julho.

Oposição não está melhor (com Ventura à frente de Montenegro)

Mas se o Governo está no “vermelho”, a oposição não está melhor, recebendo no seu todo, 58% de avaliações negativas e apenas 21% positivas. “Entre aqueles que afirmam votar no PSD, mais de metade reprovam” o comportamento da oposição, como nota a TSF.

André Ventura surge como a principal figura da oposição ao Governo com 39% das escolhas e mais 15 pontos do que o líder do PSD, Luís Montenegro (24%). “Ventura lidera em quase todos os segmentos, com destaque para o voto jovem” e “Montenegro só o ultrapassa junto dos eleitores mais velhos”, reforça a mesma Rádio.

Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda é a terceira mais votada (8%) e Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, surge como o quarto (4%) na avaliação aos líderes da oposição ao Governo.

Susana Valente, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Esses 30% que gostam do Kosta ou são subsídio-dependentes ou são os tachistas dos ministérios.
    Não acredito que mais alguém goste desta cambada de incompetentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.