Carta de recomendação a pedófilo leva à queda do Governo da Islândia

Johann / Wikimedia

Bjarni Benediktsson, primeiro-ministro da Islândia

Um escândalo, que envolve ligações entre um pedófilo e o pai do primeiro-ministro da Islândia, levou ao colapso da coligação parlamentar que sustentava o Governo do país.

Segundo a BBC, o partido islandês Futuro Radioso, que garantia a maioria do partido do primeiro-ministro Bjarni Benediktsson no poder, anunciou a decisão de se retirar do Governo, o que obrigou ao anúncio de eleições legislativas antecipadas.

O partido centrista diz que está em causa uma “séria quebra de confiança”, depois de ter sido tornado público que o pai do chefe do Governo tentou restaurar “a boa moralidade” de um pedófilo condenado e que Benediktsson terá tentado cobrir essas alegações.

A imprensa divulgou que o pai do primeiro-ministro, um dos homens mais ricos do país, assinou uma carta de recomendação para que Hjalti Sigurjón Hauksson, condenado em 2004 por violar a sua enteada durante 12 anos, tivesse a sua reputação restaurada.

Segundo o sistema penal islandês, pessoas condenadas por crimes violentos perdem a chamada “reputação ilibada”, condição para exercer certos cargos públicos ou profissões como, por exemplo, a advocacia.

Mas podem corrigir isso legalmente cinco anos depois do início da sentença, caso apresentem, entre outros documentos, cartas de recomendação feitas por pessoas consideradas “respeitadas e bem conhecidas”.

Esta é uma disposição legal muito controversa no país. Além disso, Benediktsson foi acusado de estar informado desde julho sobre a carta mas de tentar afastar as atenções.

“Boa vontade”

Em comunicado, o pai do primeiro-ministro desculpou-se por ter escrito a carta de recomendação para Hauksson, que é seu amigo, e contou que o condenado apresentou uma carta já escrita para que ele apenas assinasse.

“Nunca considerei a restauração da honra como nada além de um procedimento legal que tornava possível a criminosos condenados recuperarem alguns direitos civis. Não acho que é algo que justifique a posição de Hjalti com relação à sua vítima. Eu disse que ele deveria enfrentar os seus atos e arrepender-se deles”, afirmou.

“O que era para ser um pequeno gesto de boa vontade para com um criminoso condenado transformou-se na continuação da tragédia da sua vítima. Por isso, peço desculpas novamente”, continuou.

A ministra da Justiça já anunciou estar a preparar um projeto de reforma do sistema de restauração de honra (ou de reputação) como resposta a esta polémica, que acaba com o Governo em maioria mais breve na história política do país: apenas nove meses no poder.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …