Carta de Einstein que fala sobre a “loucura de Hitler” vai a leilão

(dr)

Algumas cartas de Albert Einstein, incluindo uma em que fala sobre a “loucura de Hitler” que tinha tomado a Alemanha, vão ser leiloadas esta semana à maior oferta.

Einstein era um escritor prolífico e suas cartas permitiram aos historiadores ver o que ocupava a sua mente. Como estas cartas mostram, Einstein pensou em questões grandes e pequenas, especialmente sobre a forma como os eventos mundiais o afetaram e outras pessoas atingidas pela Alemanha nazi.

Por exemplo, numa das cartas que serão leiloadas, datada de 10 de junho de 1939, Einstein escreveu a Maurice Lenz, um líder no campo da radioterapia na Universidade de Columbia, em Nova York. Mas Einstein não discutiu a investigação de Lenz na nota. Em vez disso, Einstein felicitou Lenz pelo seu trabalho que beneficiou os refugiados judeus durante a II Guerra Mundial.

“O poder de resistência que permitiu ao povo judeu sobreviver durante milhares de anos foi baseado, em grande parte, em tradições de utilidade mútua”, escreveu Einstein ao seu amigo. “Que possamos suportar este teste, assim como os nossos pais antes de nós.”

Noutra carta que chegou ao leilão, datada de 17 de abril de 1934, Einstein escreveu à sua ex-mulher Mileva Marić sobre finanças e os seus filhos. O casal teve três filhos, incluindo Eduard ”Teitel” Einstein, que foi diagnosticado com esquizofrenia aos 20 anos.

A carta, escrita em alemão, expressa a esperança de que uma intervenção química possa ajudar a tratar Eduard. Einstein escreveu que “eu leio os artigos de perto, e não parece completamente impossível que um resultado bem sucedido possa ser obtido através de uma intervenção química como esta. Simplesmente constituiria um forte estímulo ao sistema secretor criado por uma deficiência de açúcar dentro o sangue.”

Ainda assim, Einstein pediu cautela antes de tentar o tratamento, escrevendo: “Não nos devemos precipitar nisto, devemos esperar até que haja mais experiência”.

Ele também discutiu o dinheiro que estava a enviar para ajudar Marić a pagar dívidas bancárias. Mas o tempo e o dinheiro estavam apertados, escreveu, dizendo: “Estou tão forçado pelos vários atos de assistência que tenho de me restringir da maneira mais extrema. Tudo isso é o resultado da loucura de Hitler, que arruinou completamente a vida de todos aqueles que me rodeiam”.

Até em 1921 Einstein conseguiu ver que os nazis estavam a ganhar poder na Alemanha. Numa carta para a sua irmã, Maja Winteler-Einstein, que também está a ser leiloada, escreveu: “Devia ir a Munique, mas não farei isso, porque colocaria em risco a minha vida”.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …