Carta de Einstein que fala sobre a “loucura de Hitler” vai a leilão

(dr)

Algumas cartas de Albert Einstein, incluindo uma em que fala sobre a “loucura de Hitler” que tinha tomado a Alemanha, vão ser leiloadas esta semana à maior oferta.

Einstein era um escritor prolífico e suas cartas permitiram aos historiadores ver o que ocupava a sua mente. Como estas cartas mostram, Einstein pensou em questões grandes e pequenas, especialmente sobre a forma como os eventos mundiais o afetaram e outras pessoas atingidas pela Alemanha nazi.

Por exemplo, numa das cartas que serão leiloadas, datada de 10 de junho de 1939, Einstein escreveu a Maurice Lenz, um líder no campo da radioterapia na Universidade de Columbia, em Nova York. Mas Einstein não discutiu a investigação de Lenz na nota. Em vez disso, Einstein felicitou Lenz pelo seu trabalho que beneficiou os refugiados judeus durante a II Guerra Mundial.

“O poder de resistência que permitiu ao povo judeu sobreviver durante milhares de anos foi baseado, em grande parte, em tradições de utilidade mútua”, escreveu Einstein ao seu amigo. “Que possamos suportar este teste, assim como os nossos pais antes de nós.”

Noutra carta que chegou ao leilão, datada de 17 de abril de 1934, Einstein escreveu à sua ex-mulher Mileva Marić sobre finanças e os seus filhos. O casal teve três filhos, incluindo Eduard ”Teitel” Einstein, que foi diagnosticado com esquizofrenia aos 20 anos.

A carta, escrita em alemão, expressa a esperança de que uma intervenção química possa ajudar a tratar Eduard. Einstein escreveu que “eu leio os artigos de perto, e não parece completamente impossível que um resultado bem sucedido possa ser obtido através de uma intervenção química como esta. Simplesmente constituiria um forte estímulo ao sistema secretor criado por uma deficiência de açúcar dentro o sangue.”

Ainda assim, Einstein pediu cautela antes de tentar o tratamento, escrevendo: “Não nos devemos precipitar nisto, devemos esperar até que haja mais experiência”.

Ele também discutiu o dinheiro que estava a enviar para ajudar Marić a pagar dívidas bancárias. Mas o tempo e o dinheiro estavam apertados, escreveu, dizendo: “Estou tão forçado pelos vários atos de assistência que tenho de me restringir da maneira mais extrema. Tudo isso é o resultado da loucura de Hitler, que arruinou completamente a vida de todos aqueles que me rodeiam”.

Até em 1921 Einstein conseguiu ver que os nazis estavam a ganhar poder na Alemanha. Numa carta para a sua irmã, Maja Winteler-Einstein, que também está a ser leiloada, escreveu: “Devia ir a Munique, mas não farei isso, porque colocaria em risco a minha vida”.

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados destroços e restos mortais na área onde desapareceu avião militar chileno

A Força Aérea do Chile (FACH) e o Ministério da Defesa brasileiro informaram esta quarta-feira que foram encontrados a flutuar no mar destroços e objetos pessoais na área onde uma aeronave militar desapareceu na segunda-feira …

Jack Burns, ator da série Outlander, morre aos 14 anos

O ator Jack Burns, que participou na série "Outlander", morreu aos 14 anos, no passado dia 1 de dezembro. O jovem foi encontrado já sem vida na sua casa em Greenrock, na Escócia. O óbito foi …

As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

https://vimeo.com/378812079 Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco.  Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais …

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …