Carta de Einstein que fala sobre a “loucura de Hitler” vai a leilão

(dr)

Algumas cartas de Albert Einstein, incluindo uma em que fala sobre a “loucura de Hitler” que tinha tomado a Alemanha, vão ser leiloadas esta semana à maior oferta.

Einstein era um escritor prolífico e suas cartas permitiram aos historiadores ver o que ocupava a sua mente. Como estas cartas mostram, Einstein pensou em questões grandes e pequenas, especialmente sobre a forma como os eventos mundiais o afetaram e outras pessoas atingidas pela Alemanha nazi.

Por exemplo, numa das cartas que serão leiloadas, datada de 10 de junho de 1939, Einstein escreveu a Maurice Lenz, um líder no campo da radioterapia na Universidade de Columbia, em Nova York. Mas Einstein não discutiu a investigação de Lenz na nota. Em vez disso, Einstein felicitou Lenz pelo seu trabalho que beneficiou os refugiados judeus durante a II Guerra Mundial.

“O poder de resistência que permitiu ao povo judeu sobreviver durante milhares de anos foi baseado, em grande parte, em tradições de utilidade mútua”, escreveu Einstein ao seu amigo. “Que possamos suportar este teste, assim como os nossos pais antes de nós.”

Noutra carta que chegou ao leilão, datada de 17 de abril de 1934, Einstein escreveu à sua ex-mulher Mileva Marić sobre finanças e os seus filhos. O casal teve três filhos, incluindo Eduard ”Teitel” Einstein, que foi diagnosticado com esquizofrenia aos 20 anos.

A carta, escrita em alemão, expressa a esperança de que uma intervenção química possa ajudar a tratar Eduard. Einstein escreveu que “eu leio os artigos de perto, e não parece completamente impossível que um resultado bem sucedido possa ser obtido através de uma intervenção química como esta. Simplesmente constituiria um forte estímulo ao sistema secretor criado por uma deficiência de açúcar dentro o sangue.”

Ainda assim, Einstein pediu cautela antes de tentar o tratamento, escrevendo: “Não nos devemos precipitar nisto, devemos esperar até que haja mais experiência”.

Ele também discutiu o dinheiro que estava a enviar para ajudar Marić a pagar dívidas bancárias. Mas o tempo e o dinheiro estavam apertados, escreveu, dizendo: “Estou tão forçado pelos vários atos de assistência que tenho de me restringir da maneira mais extrema. Tudo isso é o resultado da loucura de Hitler, que arruinou completamente a vida de todos aqueles que me rodeiam”.

Até em 1921 Einstein conseguiu ver que os nazis estavam a ganhar poder na Alemanha. Numa carta para a sua irmã, Maja Winteler-Einstein, que também está a ser leiloada, escreveu: “Devia ir a Munique, mas não farei isso, porque colocaria em risco a minha vida”.

PARTILHAR

RESPONDER

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …