Carro solar da Lightyear tem autonomia de 700 km com apenas uma carga

O protótipo mais recente do carro elétrico solar Lightyear One superou os 700 quilómetros de autonomia com uma única carga.

A Lightyear, fabricante holandesa pioneira em veículos elétricos solares, alcançou recentemente um grande marco em termos de desempenho e autonomia: o seu carro elétrico solar, o Lightyear One, superou os 700 quilómetros de autonomia com uma única carga da bateria de 60 kWh.

Os testes em pista decorreram em Aldenhoven, na Alemanha. O automóvel funcionou durante nove horas a uma velocidade de 85 km/h, sem parar para recarregar, tendo percorrido exatamente 710 quilómetros.

Citado pelo New Atlas, Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, referiu que o consumo de energia durante a prova foi de 137 Wh/km devido às células fotovoltaicas nos painéis da carroçaria.

“Valida o desempenho da nossa tecnologia patenteada e mostra verdadeiramente que somos capazes de cumprir a nossa promessa de introduzir o veículo elétrico mais eficiente”, sublinhou o responsável.

Os testes avaliaram o rendimento dos painéis solares, o desempenho da bateria, o consumo de energia do sistema de refrigeração e o funcionamento dos motores de roda e do software.

A Lightyear está comprometida com a missão de tornar a mobilidade limpa disponível para todas as pessoas e em todos os lugares. Por isso, a fabricante está a preparar-se para a comercialização oficial do One.

Ainda este ano, a marca vai levar a cabo alguns testes para o processo de homologação – como testes de colisão e um teste oficial do ciclo de condução (WLTP) – sendo que os primeiros 946 veículos deverão entrar em produção na primeira metade de 2022, antes da entrada no mercado em massa a partir de 2024.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E que tal fazerem os carros bonitos e não parecerem uma banheira? Pelo menos o governo chines teve o bom senso de obrigar as construtores fazer os carros bonitos.

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …