O carro-robô da Hyundai vai ter um “irmão” não tripulado e aero-transportável

A Hyundai criou um carro-robô ambulante – o Elevate. As quatro rodas do veículo estão colocadas em pernas articuladas que lhe dão a capacidade de andar nos mais variados tipos de terreno. Agora, a marca revelou o seu novo projeto que vai buscar muitas destas caraterísticas: o TIGER.

O Elevate não depende apenas de rodas e deve ser capaz de enfrentar situações desafiadoras. O transporte com pernas robóticas pode salvar vidas pois pode ser o primeiro a responder em desastres naturais ou, por exemplo, a recorrer pessoas de cadeira de rodas que não têm acesso a uma rampa.

Depois de criar o seu carro-robô, a marca sul coreana revelou também que formou um novo centro de inovação para criar veículos Transformers – o New Horizons Studio – aqui os trabalhos devem focar-se exclusivamente em interseções futuristas entre o setor automóvel, robótica, inteligência artificial e indústrias de aviação.

A New Horizons Studio divulgou detalhes sobre o seu próximo projeto, o TIGER, ou “Transforming Intelligent Ground Excursion Robot“, que vai buscar a plataforma que sustenta o Elevate e a reaproveita para missões remotas ou autónomas.

O TIGER adapta o chassis do Elevate para propósitos de missão não tripulada, mudando assim para uma estrutura leve de composto de carbono que foi pensada para ser impressa em 3D.

O veículo mantém as quatro rodas – uma em cada perna – sendo que cada uma delas oferece seis graus de liberdade de movimento graças a um quadril giratório e dobrável, um joelho e um tornozelo dobrados, um suporte de roda giratório e as próprias rodas e motores elétricos de cubo que rolam e giram em qualquer direção.

Contém ainda um conjunto de sensores e a computação de bordo necessários para ler e responder ao terreno em que o veículo está a operar.

O novo veículo não tem cabine no topo, sendo que esta pode ser substituída por um suporte. Nesta zona pode ser colocada qualquer carga, pois o que está no topo não importa, a plataforma funciona de igual forma.

O transporte pode ser construído qualquer tamanho, para que possa atender a um plano de missão ou apenas possa agir como transportador de carga.

A grande novidade é que pode ser usado para encaixar plataformas de drones eVTOL de tamanho adequado e deixá-los escolher o caminho através de qualquer terreno.

O New Atlas recorda ainda que a Hyundai dedicou uma divisão inteira à mobilidade aérea urbana eVTOL, com um projeto de uma aeronave de rotor de inclinação já, pelo menos, simulado em escala. A empresa já fala em usar a aeronave para carregar o TIGER, ou vice-versa.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …