O carro-robô da Hyundai vai ter um “irmão” não tripulado e aero-transportável

A Hyundai criou um carro-robô ambulante – o Elevate. As quatro rodas do veículo estão colocadas em pernas articuladas que lhe dão a capacidade de andar nos mais variados tipos de terreno. Agora, a marca revelou o seu novo projeto que vai buscar muitas destas caraterísticas: o TIGER.

O Elevate não depende apenas de rodas e deve ser capaz de enfrentar situações desafiadoras. O transporte com pernas robóticas pode salvar vidas pois pode ser o primeiro a responder em desastres naturais ou, por exemplo, a recorrer pessoas de cadeira de rodas que não têm acesso a uma rampa.

Depois de criar o seu carro-robô, a marca sul coreana revelou também que formou um novo centro de inovação para criar veículos Transformers – o New Horizons Studio – aqui os trabalhos devem focar-se exclusivamente em interseções futuristas entre o setor automóvel, robótica, inteligência artificial e indústrias de aviação.

A New Horizons Studio divulgou detalhes sobre o seu próximo projeto, o TIGER, ou “Transforming Intelligent Ground Excursion Robot“, que vai buscar a plataforma que sustenta o Elevate e a reaproveita para missões remotas ou autónomas.

O TIGER adapta o chassis do Elevate para propósitos de missão não tripulada, mudando assim para uma estrutura leve de composto de carbono que foi pensada para ser impressa em 3D.

O veículo mantém as quatro rodas – uma em cada perna – sendo que cada uma delas oferece seis graus de liberdade de movimento graças a um quadril giratório e dobrável, um joelho e um tornozelo dobrados, um suporte de roda giratório e as próprias rodas e motores elétricos de cubo que rolam e giram em qualquer direção.

Contém ainda um conjunto de sensores e a computação de bordo necessários para ler e responder ao terreno em que o veículo está a operar.

O novo veículo não tem cabine no topo, sendo que esta pode ser substituída por um suporte. Nesta zona pode ser colocada qualquer carga, pois o que está no topo não importa, a plataforma funciona de igual forma.

O transporte pode ser construído qualquer tamanho, para que possa atender a um plano de missão ou apenas possa agir como transportador de carga.

A grande novidade é que pode ser usado para encaixar plataformas de drones eVTOL de tamanho adequado e deixá-los escolher o caminho através de qualquer terreno.

O New Atlas recorda ainda que a Hyundai dedicou uma divisão inteira à mobilidade aérea urbana eVTOL, com um projeto de uma aeronave de rotor de inclinação já, pelo menos, simulado em escala. A empresa já fala em usar a aeronave para carregar o TIGER, ou vice-versa.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Sul e o Japão convidaram esta segunda-feira Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se …

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …