Carro da Google parado pela polícia por ir demasiado devagar

Um dos carros autónomos da Google foi mandado parar por um agente da polícia em Mountain View, nos Estados Unidos, por circular a uma velocidade muito reduzida.

O agente norte-americano mandou encostar o carro, depois de se aperceber que o protótipo da Google estava a causar uma grande fila de automóveis que circulava atrás dele.

O carro autónomo circulava quase a 40 km/h, velocidade limitada pela empresa por razões de segurança, numa zona em que se pode circular a 60 km/h.

O limite da velocidade e o próprio aspeto do carro foram pensados com um intuito de tornar o carro amigável, de forma a garantir que a tecnologia automática não seja vista como uma ameaça à segurança rodoviária.

“Temos limitado a velocidade dos nossos protótipos por razões de segurança. Queremos que passem a mensagem de que são veículos amigáveis e acessíveis, em vez de se tornarem assustadores quando circulam pelas estradas”, afirma a empresa no Google+.

Embora o carro seja totalmente autónomo encontrava-se na altura com um condutor a bordo, requisito obrigatório perante a lei atualmente em vigor.

“Como este agente, são várias as pessoas que nos abordam para saber mais sobre o projeto. Depois de 1,2 milhões de milhas percorridas (o que equivale a 90 anos de experiência a conduzir), estamos orgulhosos em poder dizer que nunca fomos multados”, brincou a empresa.

A Google tem publicado relatórios mensais relacionados com o projeto e garante que, nos últimos seis anos, apenas ocorreram 16 acidentes menores, nenhum deles causado diretamente pelo carro.

ZAP / PowerUser / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …