Carro da Google parado pela polícia por ir demasiado devagar

Um dos carros autónomos da Google foi mandado parar por um agente da polícia em Mountain View, nos Estados Unidos, por circular a uma velocidade muito reduzida.

O agente norte-americano mandou encostar o carro, depois de se aperceber que o protótipo da Google estava a causar uma grande fila de automóveis que circulava atrás dele.

O carro autónomo circulava quase a 40 km/h, velocidade limitada pela empresa por razões de segurança, numa zona em que se pode circular a 60 km/h.

O limite da velocidade e o próprio aspeto do carro foram pensados com um intuito de tornar o carro amigável, de forma a garantir que a tecnologia automática não seja vista como uma ameaça à segurança rodoviária.

“Temos limitado a velocidade dos nossos protótipos por razões de segurança. Queremos que passem a mensagem de que são veículos amigáveis e acessíveis, em vez de se tornarem assustadores quando circulam pelas estradas”, afirma a empresa no Google+.

Embora o carro seja totalmente autónomo encontrava-se na altura com um condutor a bordo, requisito obrigatório perante a lei atualmente em vigor.

“Como este agente, são várias as pessoas que nos abordam para saber mais sobre o projeto. Depois de 1,2 milhões de milhas percorridas (o que equivale a 90 anos de experiência a conduzir), estamos orgulhosos em poder dizer que nunca fomos multados”, brincou a empresa.

A Google tem publicado relatórios mensais relacionados com o projeto e garante que, nos últimos seis anos, apenas ocorreram 16 acidentes menores, nenhum deles causado diretamente pelo carro.

ZAP / PowerUser / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.