Ouvimos falar muitas vezes que deixar o telemóvel a carregar durante a noite faz mal à vida útil da nossa bateria. Mas será que é mesmo assim?
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Estas são três perguntas fundamentais para as quais ninguém parece ter resposta. Logo a seguir surge a pergunta: É verdade que não devemos carregar o telemóvel durante a noite?
As baterias de iões de lítio dos nossos telemóveis envelhecem e retêm menos carga ao longo do tempo. É por isso que o seu telemóvel antigo descarrega mais rapidamente.
A dura realidade é que as baterias dos nossos smartphones “viciam” e ninguém quer um telemóvel que seja necessário recarregá-lo constantemente. É então que surge a ideia de que deixar o telemóvel a carregar a noite inteira é um péssimo hábito para a vida útil da bateria.
Mas será que isto é mesmo verdade ou será que não passa de um mito urbano? Talvez a melhor forma de saber é perguntar diretamente às fabricantes.
A Apple diz que quando o iPhone “fica com a carga completa durante longos períodos de tempo, a saúde da bateria pode ser afetada”. Os fabricantes de telemóveis Android dizem o mesmo, segundo um artigo da USA Today.
“Não deixe o telemóvel ligado ao carregador durante longos períodos de tempo ou durante a noite”, avisa a Samsung. A Huawei acrescenta: “Manter o nível de bateria o mais próximo possível do meio (30% a 70%) pode prolongar eficazmente a vida útil da bateria”. Ou seja, o ideal será manter o telemóvel com bateria — mas não muita bateria.
A bateria para automaticamente de carregar quando está cheia, mas em alguns casos, quando desce para 99%, precisa de mais energia para voltar a 100%. Este ciclo constante afeta a vida útil da bateria. A maioria dos telemóveis vem com opções de regulação do carregamento incorporadas por este motivo.
No caso dos iPhones com, pelo menos, iOS13, o carregamento otimizado reduz o tempo que o telemóvel passa totalmente carregado. O smartphone analisa os seus hábitos de carregamento e espera que ultrapasse os 80% até ser necessário.
Há ainda uma tecnologia para ajudar nisto. Um adaptador consiste num temporizador que lhe permite definir o seu telemóvel para carregar apenas durante um determinado período de tempo. O fluxo de eletricidade é interrompido quando se atinge esse limite.
Os modelos mais recentes da Samsung trazem uma opção de colocar um limite máximo de 85% à carga da bateria.
Os computadores portáteis da Dell têm uma opção similar nas definições do firmware.
Os modelos mais recentes que é como quem diz… pelo menos de há 2 ou 3 anos para cá. O meu tem isso e já deve ter quase 3 anos.
E eu tenho um velhinho Notebook da Samsung, com mais de 10 anos, e tem essa opção… Por isso nada disso é novidade….
E alguém te perguntou alguma coisa?!
Um pouco de respeito e educação também se aplica. Se não tem nada a acrescentar, por favor, coíba-se de comentar. Obrigado.
Bem, eu carrego o meu Xiaomi no USB do PC de 2 em 2 dias. Será prejudicial fazer? Não deixa de ser uma carga lenta.
Eu carrego o meu telemovel no bolso das calças. Fará mal?
Ao telemóvel ou às calças?!