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Carrefour em guerra com a Pepsi. Lay’s e 7 Up também saem das prateleiras

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Depois da campanha de shrinkflation, a gigante francesa de supermercados combate a greedflation. Clientes aplaudem a medida.

As prateleiras dos supermercados Carrefour, que saiu de Portugal em 2007, vão deixar de contar com a Pepsi, Lay’s e 7 Up, informou a empresa esta quinta-feira.

A motivação da cadeia de supermercados francesa é simples: os produtos da PepsiCo — da qual fazem parte, além das colas, as batatas fritas e o refrigerante de limão — tornaram-se demasiado caros.

O aumento dos preços — descrito como “modesto” pela rival da Coca-Cola e já planeado desde outubro — é consequência das táticas negociais das retalhistas junto dos seus fornecedores, que se tem tornado cada vez mais evidente em alguns países europeus.

A procura pelos produtos da PepsiCo manteve-se, apesar dos aumentos, levando a empresa a elevar a sua previsão de lucro para 2023 pela terceira vez consecutiva.

A partir desta quinta-feira, as prateleiras dedicadas a produtos da PepsiCo na Carrefour em França, Itália, Espanha e Bélgica exibem cartazes a dizer que a loja deixará de ter as marcas em stock “devido a aumentos inaceitáveis de preços”, disse um porta-voz do gigante supermercado francês, citado pela Reuters.

A ação do Carrefour afeta mais de nove mil lojas nos quatro países — dois terços da presença do retalhista de 14.348 lojas, de acordo com o seu relatório anual de 2022.

Depois da shrinkflation, greedflation

A tendência de aproveitar a inflação para engordar as margens de lucro tornou-se tão popular que até já ganhou uma alcunha: greedflation (de greed, que significa ganância em inglês).

Retalhistas de produtos alimentares em vários países, incluindo Alemanha e Bélgica, também travaram encomendas de empresas de bens de consumo, uma tática nas negociações de preços que se tornaram mais tensas devido à inflação.

“Estamos em discussão com o Carrefour há muitos meses e continuaremos a empenhar-nos de boa fé para tentar garantir que os nossos produtos estejam disponíveis”, garantiu a PepsiCo em declaração.

Os clientes do supermercado aplaudiram amplamente a medida.

“Não me surpreende nada”, disse uma cliente à Reuters. “Acho que há muitos produtos nas prateleiras que se tornaram demasiado caros, e são todos coisas que podemos evitar comprar.”

No ano passado, a Carrefour já tinha iniciado uma campanha de shrinkflation ao colocar avisos em produtos que diminuíram de tamanho, mas que aumentaram de preço.

Tomás Guimarães, ZAP //

1 Comment

  1. Aqui não sei se funciona…
    Pois ao que vejo á produtos que em lojas como pingo doce, continente e Intermarché tem exatamente o mesmo preço e depois em comércios pequenos são às vezes quase 50% mais baratos.
    Acredito que com as multinacionais eles não consigam negociar grandes margens mas com o pequenos produtores nacionais as nossas grandes superfícies tem margens muitas vezes de 100% ou mais …

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