Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos.

A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito estragos em grande escala nos Estados Unidos. Uma única fêmea bem alimentada desta espécie pode gerar até 2 mil clones através de uma reprodução por partenogénese — ou seja, não precisa de acasalar para ter crias.

A carraça já chegou até dez estados americanos, mas a situação mais flagrante é na Carolina do Norte, onde o aracnídeo já matou um quinto das vacas, simplesmente drenando o seu sangue. Além disso, pode transmitir doenças mortais que podem ser potencialmente fatais para humanos. No mês passado, foi relatado um caso em Nova Iorque de uma pessoa mordida por uma destas carraças.

Enquanto outras espécies sugam o sangue das vítimas durante sete dias, a Haemaphysalis longicornis pode fazê-lo durante 19 dias. Ainda recentemente foi encontrado um boi na Carolina do Norte que morreu por anemia após ver o seu sangue drenado por mais de mil carraças.

Penn State University

Segundo o Ars Technica, a espécie é originária da Ásia e os cientistas continuam sem saber como chegou até à América do Norte. Além dos Estados Unidos, a carraça também já chegou à Austrália, Nova Zelândia e a algumas ilhas do pacífico.

Depois dos últimos incidentes, o Laboratório Nacional de Serviços Veterinários dos Estados Unidos reviu as suas amostras de carraças e encontrou uma larva de Haemaphysalis longicornis que foi retirada de um veado na Virgínia Ocidental em 2010.

Esta espécie de carrapato é também associada à transmissão do vírus Huaiyangshan banyangvirus, que conta com sintomas como febre, vómitos, diarreia, falência múltipla de órgãos, trombocitopenia, leucopenia e níveis elevados de enzimas hepáticas.

Por enquanto ainda não foram encontradas, nos Estados Unidos, carraças transmissoras de vírus. Todavia, o diretor do Laboratório de Parasitologia Clínica na Mayo Clinic, Bobbi S. Pritt, diz que este panorama pode rapidamente mudar.

“As descobertas desta investigação sugerem que as mensagens de saúde pública podem precisar de ser alteradas, pelo menos em certas áreas geográficas, para enfatizar uma gama mais ampla de potenciais habitats de carraças“, disse.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso será que alguém tem o contacto ou sabe como se podem importar estes carrapatos para entregar na nossa Assembleia da República? Portes e entrega incluídos à minha conta.

  2. E o combate à espécie, há que pô-lo em prática, investir menos em armamento e mais na prevenção e bem estar da vida no planeta.

RESPONDER

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …

Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade. Sintra, …