Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos.

A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito estragos em grande escala nos Estados Unidos. Uma única fêmea bem alimentada desta espécie pode gerar até 2 mil clones através de uma reprodução por partenogénese — ou seja, não precisa de acasalar para ter crias.

A carraça já chegou até dez estados americanos, mas a situação mais flagrante é na Carolina do Norte, onde o aracnídeo já matou um quinto das vacas, simplesmente drenando o seu sangue. Além disso, pode transmitir doenças mortais que podem ser potencialmente fatais para humanos. No mês passado, foi relatado um caso em Nova Iorque de uma pessoa mordida por uma destas carraças.

Enquanto outras espécies sugam o sangue das vítimas durante sete dias, a Haemaphysalis longicornis pode fazê-lo durante 19 dias. Ainda recentemente foi encontrado um boi na Carolina do Norte que morreu por anemia após ver o seu sangue drenado por mais de mil carraças.

Penn State University

Segundo o Ars Technica, a espécie é originária da Ásia e os cientistas continuam sem saber como chegou até à América do Norte. Além dos Estados Unidos, a carraça também já chegou à Austrália, Nova Zelândia e a algumas ilhas do pacífico.

Depois dos últimos incidentes, o Laboratório Nacional de Serviços Veterinários dos Estados Unidos reviu as suas amostras de carraças e encontrou uma larva de Haemaphysalis longicornis que foi retirada de um veado na Virgínia Ocidental em 2010.

Esta espécie de carrapato é também associada à transmissão do vírus Huaiyangshan banyangvirus, que conta com sintomas como febre, vómitos, diarreia, falência múltipla de órgãos, trombocitopenia, leucopenia e níveis elevados de enzimas hepáticas.

Por enquanto ainda não foram encontradas, nos Estados Unidos, carraças transmissoras de vírus. Todavia, o diretor do Laboratório de Parasitologia Clínica na Mayo Clinic, Bobbi S. Pritt, diz que este panorama pode rapidamente mudar.

“As descobertas desta investigação sugerem que as mensagens de saúde pública podem precisar de ser alteradas, pelo menos em certas áreas geográficas, para enfatizar uma gama mais ampla de potenciais habitats de carraças“, disse.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso será que alguém tem o contacto ou sabe como se podem importar estes carrapatos para entregar na nossa Assembleia da República? Portes e entrega incluídos à minha conta.

  2. E o combate à espécie, há que pô-lo em prática, investir menos em armamento e mais na prevenção e bem estar da vida no planeta.

RESPONDER

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …