Candidato derrotado por Pedro Nuno nas eleições do PS pode ser o líder dos socialistas nas eleições autárquicas no Porto.
José Luís Carneiro deixou o Governo em 2024, depois de ter sido Secretário de Estado e Ministro da Administração Interna.
No final do ano passado, perdeu a oportunidade de liderar o PS (e ser candidato a primeiro-ministro) quando foi derrotado por Pedro Nuno Santos.
Mais longe dos holofotes nos últimos meses, e até ausente da Comissão Política Nacional do PS desta segunda-feira, Carneiro pode aparecer noutra corrida eleitoral em breve.
De acordo com o Observador, José Luís Carneiro informou a direcção socialista que está disponível para entrar nas eleições autárquicas em 2025. Mais concretamente, ser candidato do PS na Câmara Municipal do Porto.
O primeiro passo seria colocar o seu nome numa primeira lista interna. Ou seja, a direcção do PS teria Carneiro à beira de outros possíveis candidatos, faria estudos, e depois escolheria o melhor nome para a eventual sucessão de Rui Moreira.
Até apoiantes de Pedro Nuno Santos acham que José Luís Carneiro pode vencer no Porto. Tem notoriedade, conhece bem o Porto – foi líder da federação portuense do PS – e entraria em sintonia com a direcção do partido.
Por outro lado, continua a haver alguns “olhares de lado” dentro do próprio PS/Porto, alguns responsáveis desconfiados, já desde a altura em que Carneiro apoiava António José Seguro.
Manuel Pizarro, Elisa Ferreira, Fernando Araújo e António de Sousa Pereira são outros potenciais candidatos do PS ao Porto.