Carne congelada com mais de 40 anos apreendida na China

Quase 446 milhões de euros em carne congelada traficada, alguma apodrecida e com mais de 40 anos, foram apreendidos na China, indica a imprensa oficial.

Mais de 100.000 toneladas de asas de galinhas, carne de vaca e de porco, que valiam cerca de três mil milhões de yuan, foram apreendidas numa operação nacional, escreve hoje o China Daily.

“Cheirava mal e quase vomitei quando abri a porta”, disse um responsável da província de Hunan, onde 800 toneladas foram apreendidas.

Dois grupos criminosos da província central chinesa estavam entre os 14 identificados pelas autoridades.

Um comunicado da página oficial de propaganda de Hunan dizia que a carne tinha vindo da “zona fronteiriça” com o Vietname, onde é “difícil controlar a circulação de carne”.

Dirigentes de Guangxi, uma região do sul junto ao Vietname, descobriram que alguma da carne tinha “mais de 40 anos”, escreve o China Daily.

Tal significa que a carne foi originalmente empacotada e armazenada quando o país ainda estava sob o domínio Mao Zedong, que morreu em 1976.

Segundo o jornal oficial, os traficantes compraram carne barata no estrangeiro, enviaram-na para Hong Kong, passou pelo Vietname e só depois chegou à China.

Yang Bo, vice-diretor do gabinete anti-tráfico de Changsha, capital de Hunan, disse que os bens são frequentemente transportados em veículos comuns, e não em carrinhas frigoríficas, para poupar dinheiro.

“Por isso a carne descongelava muitas vezes antes de chegar aos clientes”, acrescentou.

 /Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …